Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

aconitum napellus (acon)

ACONITUM NAPELLUS (Acon)

Muito indicado nas crianças em que a atividade da vida vegetativa reclama a do sistema arterial; muito indicado também em adolescentes e adultos cuja circulação arterial goza de toda sua plenitude de ação; menos indicado na idade madura, em que a atividade vital se concentra principalmente no aparelho digestivo. ACONITUM não se adapta quase em nada em velhos, em quem predomina o sistema venoso e com ele os sintomas de uma decadência incessante e irreparável.

Pode se dizer de uma maneira mais geral que os indivíduos que obtém o maior proveito do emprego deste medicamento são os de constituição sanguínea, formas atléticas, bem alimentados, vivazes, alegres, despreocupados ou, pelo contrário, que se entristecem facilmente, inquietos, medrosos, como consequência de privações ou sofrimentos que têm deteriorado sua constituição tornando-a mais nervosa; mas em todos eles predomina a tez fortemente corada, e geralmente os olhos e cabelos pardos ou pretos. "Pessoas jovens, vigorosas, congestivas, pletóricas, sensíveis a mudanças atmosféricas e que caem bruscamente enfermas depois de haver estado expostas seja a um vento frio e seco muito intenso (p. e. congestões pulmonares de inverno), ou a um calor extremo (empacho gástrico ou gastrointestinal de verão)". (Nash)

"Os pletóricos e os vigorosos de coração forte, cérebro ativo, circulação enérgica, e que sofrem uma enfermidade repentina em razão de exposicão a uma brusca mudança atmosférica, eis aqui a classe de indivíduos que necesitam ACONITUM". (Kent)

"ACONITUM é o remédio do bebê rosado, redondo e pletórico". (Kent)

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados