Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

arsenicum album (ars)

ARSENICUM ALBUM (ars)

Indivíduos debilitados com resistência vital quase nula; indivíduos cujo sistema gástrico perdeu atividade por excessos; temperamentos venosos, que ainda que de aspecto exterior exuberante, perderam sua vitalidade e um mínimo é capaz de destruir sua harmonia funcional: em todos eles o menor malestar produz esgotamento, desfalecimento. Os anciãos são os que geralmente se sentem melhor pelo arsênico, pois é na velhice que domina o sistema venoso; a maioria dos problemas causados por "usura" orgânica ou superabundância de substâncias em decomposição.

O tipo de ARSENICUM ALBUM: "Face grande, enfraquecida, pálida, palidez esverdeada cadavérica; traços marcados, apergaminhados, caídos; nariz afilado, pele fria, suja, enrrugada, escamosa, revestida de pequenas escamas furfuráceas; ou cobertas de suor frio e viscoso. Face caquética, hipocrática. Sobre este adelgaçamento, lívido, seco e frio, se destaca o vermelho congestivo dos olhos e a inchação ou edema palpebral, com predominância nas pálpebras inferiores.

Lábios secos, apergaminhados, rachados, lívidos, azulados. Nos lábios inferiores, partindo das comissuras, há uma zona coberta de pequenas crostas finas e esbranquiçadas, que o paciente umedece frequentemente com sua língua porque se refazem em seguida. Eczema ao redor das orelhas. Olhos e cabelos escuros; cabelos duros". (Descrição do paciente de ARSENICUM, pelo Dr. M. L. Brissaud, publicada em Le propagateur de I'Homeopathie, Marzo-Abril 1930)

ARSENICUM tem uma característica que é a obsessão pela organização de sua casa e tudo que o rodeia: é refinado, quer sua roupa cuidada e limpa; que tudo esteja em ordem em seu escritório; que os quadros estejam direito; tem mania de ordem; o indivíduo de ARSENICUM é "o enfermo de bengala com ponta de ouro (gold-headed cane)", por seu refinamento em ordem, limpeza, asseio. É todo o oposto de SULPHUR (Sulph). (Kent)

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados