Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sulphur lotum (sulph)

SULPHUR LOTUM (sulph)

É raro encontrar na natureza os tipos morfológicos em estado puro: estão mais ou menos mesclados no mesmo indivíduo, predominando um deles. Sulphur, grande policresto, caracteriza o tipo misto; é um composto que se adapta a múltiplos casos e seus sintomas se encontram quase em cada linha de nossos repertórios. Se neste conjunto se trata de estabelecer uma graduação, se poderia dizer que é primeiro um digestivo, em segundo lugar um respiratório, logo um cerebral e enfim um muscular. (Dr. Espiney)

Seu aspecto geral é particular: quando pára busca instintivamente apoio. Deixa-se ir para frente, como arrastado pelo peso de sua cabeça e sobretudo por uma tração em plexo celíaco; quando pode se senta e toma una atitude atarefada, apóia os cotovelos para sustentar sua cabeça; se não lhe é possível sentar-se, vai e vem: a postura de pé, imóvel, lhe é completamente antipática. (Dr. D' Espiney)

"Sujeitos fracos, esgotados, que caminham ou se sentam encurvados, como velhos; quando estão parados não podem estar tranqüilos, fazem cair o peso do corpo seja sobre uma perna seja sobre a outra; ou caminham por os todos lados para buscar um assento, porque os fatiga estar parados". (Nash)

"Se o visitamos, encontraremos seu quarto em desordem; nos receberá descabelado, com roupa interior suja; suas roupas tiradas com descuido. Parece haver perdido todo sentido de refinamento, conforto, ordem. É todo o contrario de Arsenicum (Ars), que é refinado e neste aspecto os dois medicamentos são os dois extremos.

"Em geral está cheio de sujeira; cheira mal, hálito fétido; deposições hediondas; todas suas secreções cheiram mal apesar de banhos constantes; nos órgãos genitais, axilas, desprende odor acre, desagradável". (Kent)

A face é fraca, esticada, os segmentos se aproximam à igualdade com predominância da parte média onde o nariz se adorna com freqüência com uma extremidade vermelha, lustrosa e a parte inferior onde as mandíbulas fortes esboçam o tipo digestivo. Pele fina, delicada, ruboriza ao menor motivo mas tem aparência SUJA apesar de que se lava. lábios, bordas de pálpebras, orifício auricular e pavilhão da orelha, de um vermelho vivo, como cheios de sangue, seu "grená" ressalta sobre a palidez amarelenta do rosto; em toda a face há pontos pretos, efélides, pústulas e acne, pápulas avermelhadas que trazem desolação ao paciente". (Dr. Espiney)

O sábio de tipo Sulphur, o "filósofo resmungão", o cientista, trabalha noite e dia com roupas ruídas. Tem um velho chapéu deformado, cabelos desalinhados, cara suja; ao seu redor tudo em desordem. Ao mesmo tempo que essa desordem, observa-se um profundo egoísmo e indiferença. Hering o chamou de “filósofo farrapento”.(Kent)

O indivíduo de Sulphur é delgado (ainda que possa existir o tipo gordo). (Kent)

A criança de Sulphur tem aspecto de velhinho; Em meio a um corpo fraco, pele flácida e enrugada, amarelenta, malsã; o ventre distendido ou inchado, chama logo a atenção como no adulto. Apesar de comilão é magro. A cabeça é volumosa, as fontanelas permanecem abertas por longo tempo, especialmente a anterior; essa grande cabeça transpira abundantemente durante o sono. Como o adulto, tem aspecto desasseado, cheira mal, foge da água, é irritável e resmungão. Com rapidez se suja; tende à imundices: põe o dedo no nariz e come as próprias crostas. (Kent)

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados