Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

rauwolfia serpentina (rauw)

RAUWOLFIA SERPENTINA (rauw)

Considerações

Rauwolfia tem uma ação marcada sobre o sistema vascular, que percorre a patogenesia, com distonia neurocirculatória manifestada por eretismo circulatório com palidez, alternando com vermelhidão e fluxos de calor; cefaleias congestivas temporo-frontais, com baforadas de calor, melhoradas ao ar livre; uma sensação de calor ardente no corpo todo, peso das pernas, palpitações agravadas em posição estirada, melhoradas caminhando, dispnéias ao esforço com sensação de falta de ar, vertigens e sensação de peso precordial, dores torácicas irradiando para o pescoço, mal-estares lipotímicos congestivos com suores nas mãos e nos pés, as irregularidades da pressão arterial que no decorrer de uma mesma consulta sobe e desce. Todas essas indisposições são melhoradas ao ar livre e pelo movimento. Rauwolfia é então um remédio congestivo. É Yang e relembra Belladonna (Bell) em menos brutal, Lachesis (Lach) em mais vascular, porém sem Lateralidade esquerda e sem logorréia. (Max Tetau)

É um remédio notável da mulher na menopausa e isso tanto mais que nele se encontram numerosos sintomas na esfera genital. (Max Tetau)

Efeitos das diluições experimentais repetidas no homem sadio (Voisin)

Instabilidade do dinamismo, com fases de excitação empreendedora e eufórica ou ansiosa, e de excitação sexual.

Em seguida depressão intelectual com apatia, indiferença, astenia e diminuição dos desejos e da potência sexuais.

Congestão arterial e venosa, primeiro localizada (sistema porta, encéfalo ou mucosas nasais), a seguir geral com perturbações respiratórias e cardíacas, tendência a descompensação e queda da pressão arterial.

Uricemia.

Dores reumatismais e gotosas.

Generalidades

Estado alergo-mesenquimatoso crônico, tendendo a evoluir para artrose ou neurose depressiva. Tipo muitas vezes carbofosfórico, com temperamento nervoso ou sanguíneo. Instabilidade de caráter. Transtornos vasomotores. Congestão vascular ou febre. Sensação de machucadura geral. Tremores, rápidos e de grande amplitude. Afecções reumáticas. Lateralidade: direita, não exclusiva.

Mental

Fraqueza da memória, e do poder de concentração. Inquietação interior com irritabilidade e apreensões. Excitação alternando com depressão. Fases de aumento da capacidade de trabalho e da sensação de bem-estar, alternando com fases de fadiga e fraqueza. Olhar inexpressivo, e evita todos os esforços. Hiperemotividade. Psicoses maníaco-depressiva (diagnóstico clínico). Psicose involutiva da idade (diagnóstico clínico).

Cabeça

Cefaleia congestiva, com pulsação das artérias temporais, e da região frontal. Cefaleia frontal, estendendo-se até o occipital; amel. pelo ar frio, acompanhado com fluxos de calor, de vapor, com sensação geral de machucadura e dores nos membros.

Sono e Sonhos

Leva muito tempo para adormecer e permanece acordado horas após a meia-noite. Sonhos eróticos.

Olhos

Olhar fixo; os olhos são bloqueados numa posição elevada. Diplopia com vertigem e nistagmo.

Face

Congestão da face com a possibilidade de epistaxe. Nevralgia do maxilar superior, amel. pelo calor. Sensação de hipoestesia da metade direita da face, seguida por dores como um relâmpago.

Nariz

Secura da mucosa nasal. Sangramento do nariz com ulceração do septo.

Aparelho digestivo

Hipersalivação. Bulimia. Sensação de plenitude do estômago e do abdômen. Pirose, náuseas, flatulência com mau cheiro. Sente um gosto podre na boca. Cólicas de manhã, com fezes diarreicas, escuras, mau cheiro. Urgência imperiosa súbita e seguida por palidez da face com suores, sensação de sede e lipotímia. Hemorróidas congestivas, às vezes com sangramento. Fissura anal.

Aparelho Cardiovascular

Palpitação, sensação pinicante e irregularidade dos batimentos do coração. Dispneia após esforço, com falta de ar. Vertigem e sensação de peso precordial, dores crampóides com irradiação para o pescoço, mal-estar, tendência à lipotímia com suores pegajosos das mãos e dos pés. Amel. por movimentos ao ar livre. Distonia circulatória arterial com aumento temporário da tensão arterial. Palpitação e arritmia do coração na posição esticada, amel. parado (de pé) ou caminhando. Hipotonia com diarreia. Sensação de calor em todo o corpo, com ou sem suor e concomitante com uma congestão da cabeça e uma inquietação geral.

Aparelho respiratório

Secura das mucosas do nariz e da garganta. Cócegas na garganta com necessidade de tossir, agg. enquanto deitado. Tosse espasmódica com expectoração pegajosa mucopurulenta. Às vezes, estrias de sangue.

Aparelho urinário

No final da micção, a urina flui gota a gota. Urina marrom avermelhado. Dificuldade para urinar com necessidade de pressionar e empurrar.

Masculino, genital

Clara diminuição da libido (às vezes com um estado temporário de excitação). Impotência. Esterilidade. Prostatite.

Feminino, genital

Peso da região pubiana com necessidade frequente de urinar. Menstruação antes do tempo, acompanhada por dores crampóides. Problemas psíquicos durante a menopausa. Frigidez (Julian). Fibromas (Julian).

Aparelho locomotor

Pernas pesadas, como se estivessem quebradas. Dores articulares, como relâmpagos, fulgurantes, especialmente de manhã. Dores articulares do quadril esquerdo e dos dedos grandes dos pés, que estão quentes e inchados, agg. pelo repouso e pelo primeiro movimento, amel. pelo movimento contínuo e forte pressão. Edema mole, deixando a impressão do dedo, em área maleolar, às vezes associado com infiltração edematosa generalizada, incluindo os membros superiores e a face.

Pele e fâneros

Suores, pegajosos, mau cheiro das axilas, das mãos e dos pés. Fotosensibilização.

Modalidades

Agravação: Pelo calor, pelo ar confinado, após as refeições, de 18 às 20 h ao anoitecer, e ao acordar.

Melhora: Ao ar livre; por meio de exercícios violentos. Ao eliminar gases ou fezes. Pelo movimento prolongado e por forte pressão.

Posologia

Dinamizações: De 3 DH a 30 CH.

Diagnóstico positivo

Distonia neurocirculatória.

Distireoidismo.

Hipotonia geral, cerebral e psicomotora.

Estado vascular congestivo.

Problemas visuais (diplopia).

Pletora abdominal.

Problemas da libido.

Fluxo pós-micção, a urina flui gota a gota.

Insônia após a meia-noite.

Comparações diferenciais

Lachesis (Lach): Distonia circulatório com congestão localizada, amel. por descargas e a predominância da Lateralidade esquerda.

Phosphorus (Phos): Inquietação com a ansiedade, agg. durante os crepúsculos, vertigem ao acordar, sensação de ardência nas mãos e entre os ombros.

Arsenicum (Ars): Ansioso especialmente entre 1 a 3 h, edema das pálpebras inferiores, sede de pequenas quantidades de água, água fria, diarreia com vômitos, agitação física e mental.

Nux vomica (Nux-v): Irritabilidade nervosa. Sonolência pósprandial amel. por um sono curto. Peso do estômago, constipação e hemorróidas.

Aurum (Aur): Tendência congestiva, desgosto pela vida, obsessão suicida, palpitações. Dores de ossos e testículo direito. Dores agg. à noite e pelo toque.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados