Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

berberis vulgaris (berb)

BERBERIS VULGARIS (Berb)

"Nos principais medicamentos, daremos a patogenesia, como foi apresentada por Hahnemann. O que aí está, é apenas reprodução do que já foi dito. Em Homeopatia, não existem novidades. Já se chegou à fase positiva da questão. A classificação botânica é tirada da Matéria Médica Vegetabilis de E.F.Steinmetz. Utilização dos pontos medicamentosos de Weihe, que são elementos preciosos para uma indicação completa. Têm o valor de sintomas característicos. - Nilo Cairo"

(Beriberis)

Sinonímia: Berb. canadensis, Berb. dumetorum, Berb. serrulata, Oxycantha e Spine acida. Pertence às Berberidaceæ.

Cabeça como que aumentada de volume. Face interna do lábio superior de côr azulada.

Velhas constipações gotosas. Dores irradiantes.

Dores renais dilacerantes, prolongando-se pelos ureteres abaixo até à bexiga e mesmo à uretra, cordões e coxas; urinas amarelas, abundantes e turvas, com depósito esbranquiçado ou avermelhado. Cólicas nefríticas ou Cálculos biliares. Metrite, enterite, peritonite, gôta, reumatismo, leucorréia, dismenorréia, etc. Um bom remédio da cólica hepática. Hemorróidas com ardor e coceira no ânus, após o evacuar.

“Sempre que encontrardes sensibilidade, dor e ardor nos condutos biliares ou urinários (especialmente se houver, neste último caso, muito dor nos quadris) com tendência aos cálculos biliares ou à gravalia, fareis bem em pensar em BERBERIS”. (DR. HUGHES).

Fistula e eczema do ânus. Eczema das mãos. Faz desaparecer as manchas deixadas na pele pelos eczemas. Nevralgias sob as unhas dos dedos, com inchação das juntas. Eczemas com prurido, piorado pelo coçar e melhorado por aplicações frias. Na ulceração da escrófula, a Tint.-mãe é eficaz. Remédio dos gotosos, artríticos com tendências a doenças da pele.

Ponto de Weihe: — meio do 1/3 médio da linha que une a cicatriz umbilical ao ponto de CAL. PHOSPHORICA (Calc-p).

Antídotos: CAMPHORA (Camph) e BELLAD. (Bell)

Duração: 20 a 30 dias.

Dose: T. M. à 6.ª.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados