Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

calendula officinalis (calen)

CALENDULA OFFICINALIS (Calen)

"Nos principais medicamentos, daremos a patogenesia, como foi apresentada por Hahnemann. O que aí está, é apenas reprodução do que já foi dito. Em Homeopatia, não existem novidades. Já se chegou à fase positiva da questão. A classificação botânica é tirada da Matéria Médica Vegetabilis de E.F.Steinmetz. Utilização dos pontos medicamentosos de Weihe, que são elementos preciosos para uma indicação completa. Têm o valor de sintomas característicos. - Nilo Cairo"

(Malmequer dos jardins)

Sinonímia: Calendula officinulis, Caltha off., Caltha sativa, Flos amium mensinus, Solis sponsa e Verrucaria. Pertence as Compositeæ.

USO EXTERNO — É um dos mais poderosos vulnerários da Homeopatia, e seu considerável poder sôbre a cicatrização das feridas com a menor produção de pus possível, tem sido amplamente demonstrado na prática dos médicos homeopatas.

As loções de uma solução de tintura de CALÊNDULA em água são de um grande efeito para curar feridas abertas e dilaceradas, com ou sem hemorragias, bem como as feridas produzidas por golpes ou talhos profundos, e mesmo as contusões com equimoses subcutâneas. Acalma as dores insuportáveis das feridas. estanca a hemorragia, previne a inflamação e favorece em pouco tempo a sua cicatrização. Nas orquites traumáticas é também empregada a CALÊNDULA com sucesso. Nada lhe é superior no curativo do cancro.

Por isso dizia o DR. W. TOD HELMUTH, célebre cirurgião homeopata dos Estados Unidos que, de todos os remédios locais contra as supurações a CALÊNDULA devia ocupar o primeiro lugar, e era eficaz depois das operações cirúrgicas e no tratamento das feridas sépticas, das, queimaduras, antrazes, etc. como o era a ARNICA (Arn) no tratamento das contusões.

“A CALÊNDULA — diz o DR. CLARKE — é o antisséptico homeopático; torna os tecidos imunes contra a putrefação e é indicada em todos os casos de traumatismo em que há solução de continuidade da pele. Panos embebidos de CALÊNDULA podem ser aplicados em abscessos ainda fechados; se ela não aborta o processo supurativo, favorece a maturação do abscesso e ultima a sua cura. Além disso, é a CALÊNDULA um excelente hemostático nas hemorragias depois da extração de dentes".

Foi em virtude destas propriedades antipútridas da CALÊNDULA que, em 1848, JAHR, célebre médico homeopata, tratou durante a revolução, em Paris, numerosos casos de feridas por balas com fraturas ósseas, nas quais aplicou com sucesso a solução de CALÊNDULA: e que, em 1863, na guerra civil, os homeopatas norte-americanos também a usaram com eficácia no curativo das feridas.

Hoje é ainda a CALÊNDULA muito estimada no tratamento das moléstias das senhoras, especialmente aconselhada pelos DRS. LULAM e COWPERTHWAITE, nas úlceras supurantes do colo do útero, nas leucorréias, nas vaginites, em tôdas as ulcerações vaginais e uterinas, seja ou não depois do parto. na gonorréia. casos em que se pode aplicar a tintura de CALÊNDULA diluída, em uma bonequinha de algodão bem embebida. que se introduz tôdas as noites no fundo da vagina (Óvulos vaginais de CALÊNDULA, feitos com glicerina e CALÊNDULA. substituem com eficiência as bonecas. acima indicadas. Os óvulos são encontrados puros sòmente de calêndula. ou então misturas de CALÊNDULA e HYDRASTIS com glicerina, chamados de óvulos mistos de CALÊNDULA e HYDRASTIS. (Hydr)).

Nas feridas, pode-se usar também o ungüento de CALÊNDULA o qual deve, entretanto, ser preferido para as queimaduras, as. unhas encravadas. úlceras varicosas, nas quais produz uma rápida cicatrização. As úlceras crônicas das pernas. cedem muito ràpidamente à ação da Pomada de CALÊNDULA, que as limpa dos micróbios, dá-lhes um bom aspecto e promove ràpidamente a cicatrização; o mesmo se pode dizer dos cancros venéreos.

Encontra-se, nas farmácias homeopáticas, um Óleo de Calêndula, feito com óleo de oliva ou de amêndoas: é uma preparação que deve ser preferida para o curativo das queimaduras, escoriações, esfoladuras e certas erupções da pele, como o eczema.

O Gliceróleo de CALÊNDULA é usado nas inflamações da vagina e nas ulcerações do colo do útero, só ou associado à CALÊNDULA e ao HYDRASTIS (Hydr).

Uma boa fórmula é a seguinte:

Tintura-mãe de hydrastis ---------------- 1 parte

Tintura-mãe de Calêndula ---------------- 1 parte

Glicerina ------------------------------- 6 partes

(DR. COWPERTHWAITE).

Dissolva-se uma colherinha dêste gliceróleo em mcio copo de água quente, e, com uma seringa grande comum, dê uma injeção vaginal, retendo-a dentro da vagina o mais tempo possível.

Outra fórmula é a seguinte:

Tintura-mãe-de Calêndula ------------------------1 parte

Água destilada.----------------------------------5 partes

Glicerina: ----------------------- --------------5 partes

(DR. LUDLAM).

Dissolva também uma colherinha em uma xícara de água quente para uma injeção.

Repitam-se as injeções 2 ou 3 vêzes por dia; elas não sòmente cicatrizam a superfície ulcerada da ferida do útero. mas também promovem a desinflamação, aliviam as dores e a inchação do colo, detendo a leucorréia.

Usa-se ainda a CALÊNDULA sob a forma de Ácido bórico calendulado, também chamado Boro-calêndula e que é feito de ácido bórico puro e que se mistura até secar 5% de extrato fluido de CALÊNDULA ou 20% de tintura-mãe. É empregado nas feridas profundas e supurantes, bem como nas afecções cutâneas, sobretudo eczemas. onde a pele é rachada e irritável. “Não há temor de irritações com o uso do ácido bórico calendulado — diz o DR. SHULDHAM — pois eu tenho usado largamente nas feridas profundas do couro cabeludo. braços, pernas e nas extensas dilacerações da pele, com grande confôrto para o paciente e rápida cicatrização das feridas. O têrmo ácido é um pouco alarmante para os leigos, que supõem que todo ácido deve ser forçosamente um irritante; mas tenho feito larga aplicação em minha prática, até no catarro crônico do nariz"Pode-se também empregar o Ácido bórico calendulado nas assaduras das crianças, nas brotoejas, nas escoriações da pele, nas, queimaduras, nos pruridos, nas escaldaduras, nas frieiras e em tôdas as afecções externas que requeiram o uso de um pó antisséptico. Šalpica-se a parte afetada 2 a 3 vêzes por dia, por meio de uma bola de algodão.

Nos pequenos cortes, lacerações e. esfoladuras da epiderme pode-se usar o Colódio calendulado (preparado como o de ARNICA); ou então o Emplastro de CALÊNDULA, aplicado do mesmo modo e que é, como o de ARNICA (Arn) e de HAMAMÉLIS (Ham) muito superior ao ponto falso comum.

Nas estomatites ulcerosas, pode a CALÊNDULA, em solução aquosa, ser usada em bochechos de 3 em 3 horas; do mesmo modo para banhar os olhos, sofrendo de inflamação purulenta, e para curativo, em fios de linha, no panarício, depois de aberto.

O certo é que, devido às suas virtudes antipurulentas, os médicos homeopatas norte-americanos têm empregado largamente a CALÊNDULA nas operações cirúrgicas, quer sob a forma de loções aquosas, quer sob a forma de suco puro de CALÊNDULA (quase sem álcool), de algodão calendulado e da gaze calendulada.

O Suco de CALÊNDULA. (Calendulæ Sucus) é uma excelente preparação para substituir a tintura de CALÊNDULA, e muito mais enérgica do que ela. Pode ser usado puro nas feridas e nas úlceras crônicas, ou então misturado com água, na proporção de uma colherinha para meio copo d'água fervida. Esse suco de CALÊNDULA é feito do suco puro de tôda a planta espremida em uma prensa comum, ao qual se ajuntam 15% de álcool a 70°, para conservação. Sempre que se puder, deve-se preferir o uso do suco ao da tintura.

O Algodão, rival do algodão fenicado ou boricado dos, alopatas, é o melhor algodão que há, em homeopatia, para proteger curativos de cortes, feridas, úlceras, antrazes, apostemas, queimaduras, operações cirúrgicas, etc. O mesmo se pode dizer da gaze calendulada.

Pode ser usada ainda a CALÊNDULA, em solução aquosa, em injeções, na gonorréia, nas fistulas do ânus, do catarro nasal crônico, em lavagens no prurido da vulva e do ânus, repetindo-se o curativo 3 a 4 vêzes por dia.

Enfim, encontra-se, nas farmácias homeopáticas, o Sabonete de CALÊNDULA; é um sabonete antisséptico de primeira ordem, sobretudo para a toalete das crianças pequenas; amacia a pele, tira sardas e manchas, faz desaparecer as grêtas e asperezas, bem como as escoriações e ulcerações, e combate a predisposição da pele às inflamações, às supurações e às erupções eczematosas. Serve também para ensaboar partes doentes, lavar feridas e úlceras por ocasião dos curativos, bem como para a lavagem das mãos dos médicos e cirurgiões e, em geral, das pessoas que tratam de doentes.

Verrugas localizadas no peito.

Complementares: HEPAR. (Hep)

Remédios que lhe seguem bem: ARN. (Arn) , ARSENIC. (Ars) , BRYON. (Bry), NIT. ACID. (Nit-ac) , PHOSPH. (Phos) e RHUS. (Rhus-t)

Inimigos: CAMPHORA (Camph).

Antídotos: ARNICA (Arn).

Dose: internamente, Tintura-mãe, 3.ª, 5.ª e 6.ª.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry 'c65aa1a51a2b4d6755f13dd0fb30b22d' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''c65aa1a51a2b4d...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278