Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

camphora (camph)

CAMPHORA (Camph)

"Nos principais medicamentos, daremos a patogenesia, como foi apresentada por Hahnemann. O que aí está, é apenas reprodução do que já foi dito. Em Homeopatia, não existem novidades. Já se chegou à fase positiva da questão. A classificação botânica é tirada da Matéria Médica Vegetabilis de E.F.Steinmetz. Utilização dos pontos medicamentosos de Weihe, que são elementos preciosos para uma indicação completa. Têm o valor de sintomas característicos. - Nilo Cairo"

(Cânfora)

Sinonímia: Camphora officinalis, Cinnamomum camph. Pertence às Lauraceæ.

Grande remédio do colapso; todo o corpo é frio como o gêlo, a face é mortalmente pálida, os lábios azulados, o pulso apenas perceptível, a prostração profunda. E, contudo, o paciente não pode suportar ficar coberto. Face pálida, lívida e fria exprimindo ansiedade. Convulsão com angústia mental. Espasmo em recém-nascido, em consequência de asfixia.

Cólera asiática em seu comêço, com colapso, ou sêca ou fulminante; cólera infantil, febre tifóide, febre perniciosa, pneumonia, febres eruptivas, broncopneumonia, choque traumático. “Em tôdas as moléstias, sejam quais forem, em que sobrevier o colapso súbito com aversão ao calor, Camphora é o primeiro remédio em que se deverá pensar”. (DR. NASH).

Angústia cardíaca. Palpitações. Pulso filiforme.

Insônia com pernas frias. "Sob a forma de pílulas comuns de CAMPHORA, eu a tenho achado um excelente remédio para a insônia simples". (DR. JOHN CLARKE). Cefaléia martelante no occiput.

Poluções noturnas. Priapismo. Amenorréia.

Dada logo ao primeiro arrepio de frio, pode cortar um defluxo iminente. “Em tôdas as espécies de dores internas, súbitas, devidas a resfriamento, ou a outras causas, CAMPHORA, em doses ràpidamente repetidas, é excelente”. (DR. JOHN CLARKE).

Más conseqüências do sarampo; convulsões; espasmos; crianças escrofulosas e irritáveis.

Localmente, é útil no reumatismo crônico e em tinhas.

Súbita impossibilidade de urinar, ou freqüente, difícil e dolorosa micção. Algumas gôtas apenas passando de cada vez — excelente remédio.

“Nos ataques histéricos violentos, uma gôta de Camphora T. M. em um pequeno torrão de açúcar pôsto sôbre a língua, cada 5 ou 10 minutos, é muito eficaz”. (DR. BAYES).

BOENNINGHAUSEN diz que CAMPHORA administrada de 15 em 15 minutos, cura a erisipela em pouco tempo.

Melhora da dor, pensando nela.

Complementares: CANTHAR. (Canth)

Remédios que lhe seguem bem: AESC. (Aesc) , ANT. , BELLAD. (Bell) , COCCULUS (Cocc), NUX (Nux-v), RHUS (Rhus-t) e VERAT (Verat).

Inimigos: APIS (Apis) e KALI NIT (Kali-n).

Antídotos: CANTHAR. (Canth) , DULCAM. (Dulc) , NIT. S. D. (Nit-s-d) , OPIUM (Op) e PHOSPHORUS (Phos).

Duração: 1 dia.

Dose: T. M. uma gòta de cada vez num pouco de açúcar sêco sôbre a língua, mas, como a CAMPHORA irrita o estômago, deve-se preferir, nos casos de colapso, as injeções hipodérmicas de óleo canforado a 10%, conforme os alopatas. 1.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, 12.ª e 30.ª.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry '38b1c43a6c56a86eeee1210984f90a60' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''38b1c43a6c56a8...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278