Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

hamamelis virginiana (ham)

HAMAMELIS VIRGINIANA (ham)

"Nos principais medicamentos, daremos a patogenesia, como foi apresentada por Hahnemann. O que aí está, é apenas reprodução do que já foi dito. Em Homeopatia, não existem novidades. Já se chegou à fase positiva da questão. A classificação botânica é tirada da Matéria Médica Vegetabilis de E.F.Steinmetz. Utilização dos pontos medicamentosos de Weihe, que são elementos preciosos para uma indicação completa. Têm o valor de sintomas característicos. - Nilo Cairo"

(Noz-das-feiticeiras)

Sinonímia: Hamamelis androgyna, Hamamelis dioica, Hamamelis macrophylla e Tripolis dentata. Pertence às Hamamelidaceæ.

O doente dêste remédio é notadamente corajoso.

Congestão venosa e hemorragia, sobretudo passiva, escura, é a dupla característica dêste remédio.

Onde estas características. predominem, HAMAMELIS está indicada metrorragias, Epistaxe, enterrorragias, hematêmeses, hemoptises e hematúria.

Hemorróidas sangrentas. "Sua ação neste caso é quase certa e, manejando com perseverança, êle assegura a cura nos casos mesmo em que uma operação parece o único recurso; é tão certo que, quando êle falha de cortar as hemorragias hemorroidárias, suspeito logo da existência de um cancro do reto", (DR. P. JOUSSET).

"O DR. DYCE-BROWN considera HAMAMELIS como m dos melhores remédios para as hemorragias uterinas em geral, e a experiência clinica tem amplamente confirmado o seu dizer, não sòmente nesses casos, mas também nas hemorragias de qualquer parte do corpo, sobretudo dos pulmões, para as. quais é de grande importância e para a hematúria, para a qual é na verdade um dos nossos remédios mais eficazes". (DR, DEWEY). Metrorragia no intervalo das regras.

Congestão ovariana. Ovarite: da gravidez; de menstruação ou blenorrágica. Previne o abôrto. Dores nos cordões espermáticos.

Um bom medicamento interno e externo do vaginismo. (DR. GEORGE).

É o principal remédio das varizes e das úlceras varicosas. Flebite. Varicela.

Orquite blenorrágica, "remédio quase específico". (DR. LUDLAM). Pulsações no reto.

Sensação de machucaduras das partes afetadas é uma característica das moléstias dêste remédio.

Ponto de Weihe: — No meio do 1/3 superior da linha que vai da cicatriz umbilical à sínfise pubiana.

Dose: T. M. à 30.ª. Geralmente a 1.ª ou 3.ª.

USO EXTERNO. — Dos numerosos remédios preconizados em uso externo, não haverá talvez outro que mais se tenha usado, entre médicos e profanos, do que o Extrato de HAMAMÉLIS. É um rival da ARNICA (Arn) e da CALÊNDULA (Calen) e reúne incontestàvelmente em si as virtudes curativas dêstes dois medicamentos.

A Maravilha Curativa do Dr. Humphrey é feita exclusivamente com êste extrato; de resto, o próprio autor lhe deu o subnome de HIDROLATO DE HAMAMÉLIS VIRGÍNICA, de sorte que, quem não puder obter o Extrato de HAMAMÉLIS (que não é a mesma coisa que a tintura-m?e de HAMAMÉLIS), pode utilizar-se francamente de Maravilha Curativa do Dr. Humphrey, mais acessível, por existir à venda em tôdas as, farmácias alopáticas e mesmo em casas de comércio.

Pela universalidade de suas aplicações, o Extrato de HAMAMÉLIS é um remédio precioso; aplicado externamente, a sua ação é muito pronta para estancar as hemorragias, limpar as feridas, impedir ou resolver as inflamações, descongestionar as partes afetadas, evitar a supuração e aliviar as dores quaisquer, promovendo Com rapidez a regeneração dos tecidos e a consolidação das fraturas ósseas, e restaurando a beleza e a maciez da pele.

Por isso, é o Extrato de HAMAMÉLIS empregado com grande eficácia nos seguintes males:

1. — Quedas, pancadas, machucaduras, torceduras, luxações e fraturas sem feridas, são curadas por êle. Esfregue-se demoradamente a pele na parte ou partes afetadas com um pouco de Extrato de HAMAMÉLIS e cubra-se ou amarre-se com um pano molhado no extrato, tendo o cuidado de umedecê-lo sempre que secar.

2. — Feridas por golpes ou cortaduras, esfoladuras, queimaduras e fraturas expostas, com ferida. Lave-se a ferida com o Extrato e, depois de reunir os bordos dela, ponha-se uma ligadura constantemente umedecida com o remédio, sem tirá-la do lugar.

3. — Apostema, antrazes (nascidas), leicenços, panarício e qualquer espécie de inflamação externa, curam-se, pondo-se sôbre elas um pano umedecido com o Extrato de HAMAMÉLIS, renovando-se sempre que ficar sêco.

4. — Inflamação do seio das mulheres que amamentam, sede com facilidade às aplicações de flanela embebida de Extrato de HAMAMÉLIS, umedecendo-se sempre que secar.

5- Assaduras das crianças são curadas, aplicando- se às partes uma solução do extrato, em igual quantidade de água, logo depois do banho, diàriamente.

6. - Picadas de insetos, mosquitos, abelhas, marimbondos, aranhas ou escorpiões, aliviam-se imediatamente pela aplicação de um chumaço de algodão embebido no Extrato.

7. — Feridas, e úlceras antigas das pernas, sobretudo as úlceras varicosas e as varizes (veias inchadas escuras), são curadas muito ràpidamente pela aplicação de chumaços de algodão, bem embebidos, sôbre elas com o auxílio de uma atadura que se conserva no lugar. Deve-se renovar o curativo pela manhã e à noite. Se a úlcera doer, dilua-se o Extrato em maior quantidade de água filtrada e aplique-se esta solução do mesmo modo.

8. — Frieiras, rachaduras dos dedos, das mãos, dos lábios e do ânus, bolhas dos sapatos, calos machucados, são também curados pelo Extrato de HAMAMÉLIS em algodão e panos embebidos sôbre a parte afetada. Extrai os calos dos pés.

9. — Reumatismo crônico ou recente das juntas ou das carnes, dores reumáticas, pescoço duro, dores de cadeiras, nevralgias do rosto ou dos membros, curam com fricções demoradas do extrato e aplicações de panos molhados com êle várias vêzes por dia.

10. — Eczemas, impigens, coceiras, erupções tinhosas da pele, urticária e outras moléstias da pele, podem ser curadas com as aplicações do extrato.

11. — Inflamações das pálpebras e dos olhos cedem fàcilmente às lavagens com uma solução de partes iguais de extrato e de água bem filtrada e fervida. por meio de olheiro ou de um chumaço de algodão.

12. — Dores de ouvidos são curadas, pingando-se algumas gôtas no ouvido e tapando com uma bola de algodão embebida no Extrato, que se terá o cuidado de umedecer de vez em quando.

13. — Dores de dentes cedem aos bochechos repetidos de uma solução de duas partes do extrato e uma de água filtrada, conservando o bochecho por algum tempo em contato com o dente.

14. — Catarro crônico, fétido, do nariz com feridas dentro das ventas curado com rapidez pelo seringar duas vêzes por dia, com uma seringa pequena (n,° 4 zeros), seja o Extrato puro ou diluído em igual quantidade de água filtrada ou fervida.

15. — Feridas do colo do útero e corrimento das mulheres (leucorréia) são curados, fazendo-se duas injeções diárias (uma pela manhã e outra à noite) de uma solução de iguais partes de Extrato de HAMAMÉLIS e de água filtrada, Assim. também no vaginismo.

16. — Hemorróidas sangrentas ou não, são curadas com aplicações de panos ou algodão embebidos de extrato.

17. — Inflamação da garganta, amigdalites agudas, cedem prontamente aos gargarejos repetidos com freqüência, de 20 em 20 minutos, com uma solução de iguais partes de água e extrato.

18. — Sangue pelo nariz (epistaxe) pára prontamente, banhando-se o nariz com o Extrato ou aspirando-se pelas ventas um pouco dêle ou ainda seringando as ventas com êle, puro ou diluído em,outro tanto de água.

19. — Hemorragias de qualquer parte afetada, ou ferida ou úlcera, cedem prontamente às aplicações locais do Extrato, que é assim um excelente hemostático.

20. — Orquite blenorrágica ou por machucaduras dos escrotos, é prontamente curada por aplicações de panos molhados com o Extrato, freqüentemente renovados.

21. — Inflamação ou. dor dos ovários curam-se com aplicações quentes de panos molhados com o Extrato puro sôbre os lados do baixo ventre e renovados constantemente, a fim de se conservarem sempre úmidos.

Em alguns dos casos acima apontados, havendo laceração da pele e dos tecidos com ulceração, mais ou menos profunda, ou em inflamações salientes, exigindo mudanças menos freqüentes de curativos, pode-se usar, em vez das soluções aquosas do Extrato de HAMAMÉLIS, a Pomada de HAMAMÉLIS, feita do Extrato segundo a fórmula geral.

Emprega-se, então, a pomada no tratamento externo das hemorróidas sangrentas ou não (1); fistulas, fendas ou rachaduras do ânus: queda do reto nas crianças; úlceras e chagas antigas e rebeldes; úlceras varicosas e eczemas; assaduras das crianças; sarnas, impigens, eczemas, comichões, urticária e erupções escamosas da pele; inflamação crônica ou recente das pálpebras; rachaduras da pele, das mãos, dos pés, dos lábios e do bico do peito: leicenços, antrazes e calos machucados, bôlhas de sapato e picadas de insetos.

Renova-se o curativo 2 a 3 vêzes por dia.

São essas (a solução aquosa e a pomada) as duas formas principais em que se costuma empregar externamente o Extrato de HAMAMÉLIS, no curativo das afecções externas.

Além dessas duas formas de aplicar o HAMAMÉLIS, fazem também as farmácias homeopáticas supositórios, introduzindo-o no ânus, pela parte mais fina, e lá deixando-o ficar — êle lá se derreterá espalhando o remédio que contém sôbre os mamilos hemorroidários.

Sob esta mesma forma de supositórios pode êle ainda ser empregado no vaginismo.

Enfim, o Extrato de HAMAMÉLIS é ainda uma excelente água de toucador, que com o Sabonete de HAMAMELIS, deve ser usado por tôda senhora que queira ver sempre sua cútis conservada, macia e lisa, Quando a pele do rosto ou das mãos é rugosa e escoriada ou gretada, para torná-la macia, sedosa e elástica, deita- se uma colheradinha das de chá do Extrato na água que servir para lavar as mãos e o rosto, ou então junta-se o extrato à espuma de um bom sabonete comum deixa-se estar em contato com a pele durante alguns minutos. Ou então usa-se o Sabonete de HAMAMÉLIS, que se vende em farmácias homeopáticas; êle faz desaparecer as espinhas, panos, manchas, escoriações, lacerações da cútis, asperezas e rugas da pele, restaurando e conservando sua beleza, macieza e sedosidade.

Com o Extrato de HAMAMÉLIS ainda se poderá fazer uma excelente e inocente água dentifrícia para lavagem dos dentes e da bôca. Eis a melhor fórmula:

Extrato de Hamamélis ------------------------- 1 parte

Água destilada de rosas -------------------------1 parte

(A água destilada de rosas encontra-se à venda nas farmácias alopáticas).

Complementares: FERRUM MET. (Ferr).

Remédios que lhe seguem bem: ARNICA (Arn).

Duração: 1 a 7 dias.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry '85d1f4e4a614c6bcc92558ae6761c2ec' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''85d1f4e4a614c6...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278