Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

hypericum perforatum (hyper)

HYPERICUM PERFORATUM (hyper)

"Nos principais medicamentos, daremos a patogenesia, como foi apresentada por Hahnemann. O que aí está, é apenas reprodução do que já foi dito. Em Homeopatia, não existem novidades. Já se chegou à fase positiva da questão. A classificação botânica é tirada da Matéria Médica Vegetabilis de E.F.Steinmetz. Utilização dos pontos medicamentosos de Weihe, que são elementos preciosos para uma indicação completa. Têm o valor de sintomas característicos. - Nilo Cairo"

(Hipericão).

Sinonímia: Fuga daemonum, Herba solis e Hypericum pseudo perforatum. Pertence às Hypericaceæ.

Em qualquer contusão ou ferimento em que os nervos tenham sido ofendidos, apresentando muita dor; na depressão nervosa consecutiva, ou mais tarde no trismus ou tétano que possam sobrevir, HYPERICUM é o remédio, interna e externamente. Espasmos depois de um traumatismo. Dores e nevralgias depois de operações cirúrgicas; na arteriosclerose. Nevrites. Coccigodinia. Dores ao longo da coluna vertebral. Hérnia do disco. Neurastenia post estafa.

Hemorróidas: diz KOCHIG que HIPERICUM é o remédio por excelência das hemorróidas. Combate as hemorragias das feridas laceradas. Asma que piora por tempo nublado.

Dado na 3.ªx de 20 em 20 minutos, alivia em 12 horas as dores consecutivas à laparatomia.

Serve também para prevenir o tétano em pessoas que se ferem na palma da mão ou na planta do pé (1.ªx ).

Ponto de Weihe:. — Quinta vértebra lombar. Fazer pressão do alto para baixo sôbre a apófise espinhosa.

Antídotos : ARS. (Ars), CHAM. (Cham) e SULPHUR (Sulph).

Duração: 1 a 7 dias.

Dose: T. M. à 5.ª.

Nos casos em que há traumatismo nervoso antigo, como causa de moléstia atual. convém iniciar o tratamento por uma dose de 200.ª, 500.ª ou 1.000.ª.

USO EXTERNO: — Êste remédio tem a mesma relação para as lacerações dos nervos como tem ARNICA (Arn) para as contusões; dai seu freqüente emprêgo no tratamento das feridas dos nervos e das partes ricas de nervos, como os dedos das mãos e dos pés, e das feridas que são excessivamente dolorosas, sobretudo havendo depressão nervosa; dai ainda seu emprego nos casos de feridas dos pés por pregos ou lascas, e dos dedos por lasquinhas e corpos estranhos enterrados debaixo da unha, e nas machucaduras dos dedos por martelo ou dos dedos dos pés por deixar cair sôbre êles coisas pesadas; dai, enfim, seu uso freqüente no tratamento das dores agudas que se seguem a algumas operações cirúrgicas, quando é ofendido algum ramo nervoso. Modifica e detém as escaras e, dado internamente, depois destas, operações, é muito mais importante do que a morfina dos alopatas, para aliviar a dor. Emprega-se, por isso, o HYPERICUM nas feridas por armas de fogo, no panarício, nas nevrites traumáticas, no traumatismo da medula espinhal (machucaduras ou feridas), nas queimaduras muito dolorosas, nas úlceras gangrenosas e sépticas muito sensíveis ao toque, nas feridas dilaceradas e nas nevralgias traumáticas.

Na guerra civil dos Estados Unidos, em 1863, o DR. FRANKLIN, célebre cirurgião homeopata americano usou com muito sucesso a tintura de HYPERICUM no tratamento dos seus feridos. Ele aconselha que se use uma solução de 1 parte de tintura em 20 partes de.água fervida, quente. "Com efeito, diz êle, tenho visto os mais notáveis e prontos resultados do uso de HYPERICUM, aplicado em loção quente, por meio de compressas, nas feridas laceradas, para as quais êle é o que a CALÊNDULA (Calen) é para as feridas supuradas."

Há uma outra preparação um extrato da planta em óleo de linhaça quente, chamado óleo de HYPERICUM — óleo que é muito eficaz nas escaras provocadas pela posição deitada, durante longo tempo.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry 'e9efd5038947391f4bd5b5904f190e64' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''e9efd503894739...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278