Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

antimonium tartaricum (ant-t)

ANTIMONIUM TARTARICUM = TARTARUS EMETICUS (Ant-t)

"A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral."

Tártaro Emético.

Ação geral e Características

Transtornos respiratórios acompanhados de dispneia que pode chegar a asfixia. Transtornos digestivos, especialmente gástricos, com sintomas coleriformes.

Agravação

Pelo tempo frio e úmido; pelo calor; mudança de tempo; na primavera; estando deitado à noite; pelo leite e todos os alimentos ácidos.

Melhora

Pelo frio; estando sentando; do lado direito; por expetoração e por eructações.

Quadro sintomático geral

Sonolência intensa com TENDÊNCIA INVENCÍVEL AO SONO* Estado de estupor com ansiedade e delírio. Prostração com coma e face pálida.

Fraqueza intensa com TREMORES e paresia dos membros.

Vertigem quando o paciente levanta a cabeça no travesseiro.

NÁUSEA CONSTANTE com ansiedade mortal e prostração (Ars). Vômito com grande esforço muito doloroso e ameaçando rapidamente um estado de sufocação (asfixia) e ansiedade profunda, como se o paciente fosse morrer.

À medida que o doente vomita, fica cada vez mais exausto. Não consegue acalmar seus vômitos e expulsa tudo o que ingere; melhora ligeiramente quando deitado sobre o lado direito.

Aversão ao leite que causa náuseas, desejo de coisas ácidas, principalmente frutas ácidas. Língua pastosa, espessa, esbranquiçada, com papilas e bordas vermelhas e principalmente com a parte média muito vermelha e muito seca.

Dor abdominal espasmódica. Diarreia coleriforme

Grande acúmulo de muco nas vias respiratórias. GRANDE QUANTIDADE DE ESTERTORES, MAS SEM ESPECTORAÇÃO.

RESPIRAÇÃO MUITO RUIDOSA, dispneia intensa, estado cianótico da face, tendência à asfixia, suores frios, prostração e ansiedade.

Narinas muito dilatadas, animadas por batimentos de asas rápidos e sincronizados com os movimentos respiratórios* (Lyc).

Tosse espasmódica e sufocante, que é agravada pela menor ingestão de alimentos e por volta das três da manhã, obrigando o paciente a se sentar na cama (o paciente precisa estar apoiado tão intensa é sua fraqueza) com náuseas e vômitos. Tosse que melhora por eructações (Sang) com pouca ou nenhuma expectoração.

Estado de asfixia: pulso rápido, fraco, pequeno, às vezes imperceptível (Ars).

Dor violenta na região lombossacra com sensação de peso na região do cóccix.

Erupção pustulosa que deixa vestígios lívidos.

Clínica

A tendência à asfixia é a característica essencial do doente com Antimonium tartaricum, de forma que se este estado se acentua demanda também Carbo vegetabilis (Carb-v). O pulmão está bloqueado por muco que se acumula sobre os brônquios e não consegue ser expelido. O paciente vomita e tosse mas não expectora. Asma. Broncopneumonia. Bronquite na infância e na velhice. Coqueluche. Cianose. Dispneia. Edema do pulmão. Impetigo. Pericardite. Pneumonia. Varíola. Antimonium tartaricum é um remédio mais respiratório; Antimonium crudum é um remédio digestivo.

Relações

Na evolução com tendência à gravidade: Carbo vegetabilis (Carb-v). Na evolução para melhora: Ipeca (Ip), depois China (Chin). A indicação do Antimonium tartaricum desenvolve-se mais habitualmente no estado hidrogenoide e o Natrum Sulphuricum (Nat-s) é um medicamento frequente e conveniente para acelerar a cura e prevenir o retorno das congestões pulmonares passivas, tão frequentes nos idosos.

Doses

6a e 30a. (4 CH, 5 CH)

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry '5621ea0c15f87e61984974f6bade9117' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''5621ea0c15f87e...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278