Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
asa foetida (asaf)
|
ASAFOETIDA (asaf) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Umbelíferae. Habitat: Pérsia, Tibet, França (regiões quentes)
Ação geral e CaracterísticasTranstornos nervosos espasmódicos e dores profundas. Alterações ósseas em um sifilítico antigo.
AgravaçãoDe noite, durante o repouso e ao menor contato. MelhoraAo ar livre e por movimento. LateralidadeEsquerda. Quadro sintomático geralAgitação nervosa com irritabilidade. Sensibilidade intensa às menores impressões com transtornos nervosos espasmódicos consecutivos. Cefaléia frontal, profunda, pressiva de dentro para fora com latejamentos que agravam à noite e do lado esquerdo. Nevralgia orbitária com dores em ardência e latejamentos que são agravados à noite e do lado esquerdo e melhoram com pressão e repouso. Dores ardentes nos ouvidos, com dores de dentro para fora e secreção de pus fétido. Língua inchada, salivação espumosa, mastigação e ranger de dentes constantes à noite. Espasmo de esôfago, SENSAÇÃO DE BOLA SUBINDO O ESÔFAGO, obrigando o paciente a engolir constantemente, o que o melhora (Ign). Pulsações no oco epigástrico após comer, pulsações perceptíveis (Puls). Flatulência excessiva, o estômago está cheio de gases, eructações constantes com sabor de alho, pútrido ou rançoso. Soluço. Distensão abdominal com emissão de gás fétido. Diarreia à menor mudança na dieta alimentar, com cólica e defecação aquosa, abundante, marrom ou esverdeada, muito fétida e irritante. Dores no períneo com sensação de pressão de dentro para fora como de um objeto pesado. Secreção nasal fétida, sensação como se o nariz estivesse tapado com sensação de plenitude na cabeça. SENSAÇÃO DE CONSTRIÇÃO ESPASMÓDICA EM TORNO DO PEITO IMPEDINDO A RESPIRAÇÃO (Ign). Crise de opressão após as refeições ou relações sexuais (Amb.). Tendência a hemorragias e falso parto em mulheres fracas e exauridas com face vermelha e congestionada. Secreção de leite diminuida 10 dias após o parto. DORES OSSESAS E PERIÓSTICAS QUE AGRAVAM À NOITE (nariz, mastoides, tíbias). Úlceras antigas com secreção icorosa fétida e muito irritante. Sensibilidade intensa ao menor contato. [Hepar sulphur (Hep)]. ClínicaAerofagia. Câncer. Cefaleia e dor óssea de origem sifilítica. Histeria. Irite. Transtornos nervosos de origem espasmódica. Ozena. Periostite. Ulceração da córnea. As dores que sempre aparecem de dentro para fora e são mais marcantes à noite, são espasmódicas (nervosas) ou ósseas (geralmente sifilíticas). As secreções são sempre terrivelmente fétidas e muito irritantes. O indivíduo de Asafoetida nunca é pálido, sua face está sempre vermelha, violácea e congestionada. RelaçõesAmbr, Ignatia (Ign), Moschus (Mosch) (transtornos nervosos). Aurum (Aur) (dor nos ossos, irite). Hepar (Hep) (hipersensibilidade, úlceras). Mercurius (Merc), Nitric acidum (Nit-ac), China (Chin), Syphilinum (Syph). Doses6a e 30a. |