Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
bromium (brom)
|
BROMIUM (Brom) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral."
Ação geral e CaracterísticasInchação com induração de todas as glândulas, especialmente do lado esquerdo. Inflamação aguda que ocorre após um resfriamento durante o tempo quente, acompanhada por prostração intensa.
AgravaçãoDepois de um resfriamento em dias quentes (de primavera); à noite, antes da meia-noite, por entrar em um quarto quente (tosse); por beber leite (cefaleia).
MelhoraA beira-mar, andando a cavalo ou de carro. LateralidadeEsquerda. Quadro sintomático geralAnsiedade que agrava à tarde e à noite. O paciente tem alucinações no escuro, acredita que vê animais em suas costas e tem medo de fantasmas. Vertigem com epistaxe e tendência a cair para trás, causada pela visão de água a correr. Dores surdas e contínuas que ocupam sempre o lado esquerdo do corpo (Lach, Naja) e se manifestam se o paciente se resfria quando o tempo é quente e úmido (noite fria fria de primavera chuvosa). Hemicrania esquerda, que surge por volta das três ou quatro da tarde, que agrava após a ingestão do leite, por descer e melhora quando deitado sobre o lado direito com os braços acima da cabeça. Sensação de teia de aranha na face*, especialmente ao mover as asas do nariz. Sensação de ardência viva desde a língua até o estômago. Inflamação aguda da faringe que fica vermelha e inflamada, com adenopatia. Gosto desagradável na boca; a água tem um gosto salgado. Desejo de coisas ácidas que causam diarreia. Sensação de peso no estômago (Bry). O paciente não suporta comida quente ou qualquer bebida quente e é imediatamente agravado pelo fumo do tabaco (Ign). Distensão timpânica do abdômen com diarréia causada por alimentos ácidos (Ant-c). e ostras (Lyc). Evacuações mucomembranosas com muito gás. Hemorroidas procidentes, dolorosas, com emissão de sangue preto. Coriza persistente e escoriante, com sensação de frio no nariz durante a inspiração; nariz muito doloroso com obstrução da narina direita, depois da esquerda; narinas escoriadas e crostosas. Rouquidão agravada à tarde, com dores como se a mucosa estivesse em carne viva, agravação à esquerda, sensação de frio ao inspirar. Constrição da garganta com sufocação e espasmo da glote. Tosse seca, espasmódica, CRUPAL, que agrava à noite e antes da meia-noite, COM ACESSOS SÚBITOS DE SUFOCAÇÃO, acompanhados de estertor traqueal, sem espectoração de muco. Asma que melhora à beira-mar. Testículo esquerdo muito inchado, duro como pedra, mas indolor. Menstruações adiantadas e abundantes, com falsas membranas, dores constritivas, hemicrania esquerda e dor profunda no ovário esquerdo. Ovário esquerdo aumentado e muito endurecido. Emissão frequente de gases pela vagina. Pele amarelada, terrosa com furúnculos e acne. Ulcerações esverdeadas com odor de carniça. Ingorgitamentos glandulares e ganglionares que são agravados no lado esquerdo com endurecimento pétreo e indolor. ClínicaAnginas. Asma. Crupe. Difteria. Bócio. Cefaleias. Espasmo de glote. Traqueite. Tuberculose. Tumores. RelaçõesIodum (Iod) é o remédio mais análogo. Aconitum nap. (Acon), Spongia (Spong), Hepar Sulphur (Hep) (tosse crupal). Asterias (Aster), Conium, Lapis alb. (Lap-a) (indurações). Complementares: Tuberculinum (Tub), Micrococcin. Doses30a. (5 CH.) |