Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
calcarea fluorica (calc-f)
|
CALCAREA FLUORICA (calc-f) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Fluoreto de cálcio.
Ação geral e CaracterísticasAlteração profunda dos tecidos, particularmente ósseos e tecidos elásticos, produzindo deformações ósseas, induração glandular, varicosidades e dilatações venenosas.
AgravaçãoDurante o repouso, pela mudança de tempo, durante o tempo úmido, por correntes de ar e pelo frio.
MelhoraPelo calor, por aplicações e por bebidas quentes, movimento e por massagens. Quadro sintomático geralAnsiedade com medo mórbido de ruína financeira, sempre tem medo de ficar arruinado. Indecisão constante. Não consegue tomar sua própria decisão, nem em pequenas nem em grandes circunstâncias. Insônia com pesadelos, acorda subitamente acreditando que um perigo imediato o está ameaçando. Cefaleia com náuseas e desmaios após o meio-dia (à tarde). Sensação de um ruido na cabeça, principalmente à noite. Manchas diante dos olhos após escrever, com dores nos globos oculares que melhoram ao fechar os olhos e comprimindo-os fortemente. Secura intensa da garganta com sensação de sufocação e ardência, agrava à tarde, com bebidas frias e melhora com bebidas quentes. Dores lancinantes, paroxísticas, ao nível do hipocôndrio direito, sob a sétima costela, acordando o paciente por volta da meia-noite e sendo agravadas por deitar-se sobre o lado doloroso. Flatulência excessiva com desejo urgente de defecar. Diarréia em indivíduos gotosos. Secura da laringe com rouquidão após ter rido ou falado em voz alta. Tosse causada por cócegas na laringe alternando com prurido anal (verme). Nódulos endurecidos nos testículos. Hidrocele. Menstruações abundantes com dores repuxantes no baixo ventre e coxas. Endurecimento uterino e ovariano. Nódulos endurecidos nas mamas. Dores repuxantes e lancinantes, agravadas pelo tempo úmido e pelo frio, melhoradas por aplicações quentes e massagem. Lumbago crônico que se repete ao menor esforço. Hidrartrose crônica, de repetição. Fissuras ou rachaduras na palma das mãos. Ulcerações supuradas com bordas ulceradas e endurecidas. Varizes e varicosidades. Úlceras varicosas. ClínicaCâncer. Cicatrizes viciosas. Fibromas. Lumbago. Lúpus. Mastite nodosa; Reumatismo. Sífilis e heredossífilis. Tumor ósseo: exostoses. Tumores glandulares endurecidos. Varizes e úlceras varicosas. RelaçõesConium, Hekla lava (Hecla), Iodum (Iod), Lapis alb. (Lap-a), Silicea (Sil) (indurações ganglionares). Rhus tox. (Rhus-t) (reumatismos). Complementares: Syphilinum (Syph). Doses6a, 30a, 200a. (4 CH, 5 CH, 7 CH) |