Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
calendula officinalis (calen)
|
CALENDULA OFFICINALIS (Calen) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Compositae: Malmequer; Maravilha dos jardins.
Ação geral e CaracterísticasAção externa e interna em todas as feridas traumáticas, produzindo uma cicatrização rápida e evitando a supuração.
AgravaçãoPor tempo úmido e nublado; pelo movimento.
MelhoraPelo repouso. Quadro sintomático geralEsgotamento nervoso e irritabilidade consecutiva à dor causada por uma ferida. Feridas externas com ou sem perda de substâncias. Feridas laceradas e anfratuosas com tendência à supuração e dor excessiva. Úlceras antigas, inflamadas, dolorosas e com crostas, com secreção abundante de pus. Úlceras varicosas, ulceração dos mamilos. Úlceras antigas negligenciadas, irritadas, com ameaça de gangrena. Verrugas e tumores ulcerados. Dores repuxantes nos músculos e articulações que são agravadas pelo movimento. ClínicaDurante a guerra, no Hospital Auxiliar 182, um de nossa escola utilizou unicamente a tintura-mãe de Calendula para curar feridas quaisquer que fossem seu aspecto e extensão. Os resultados foram surpreendentes, a dor causada pelo menor contato desapareceu no segundo dia, a supuração diminuiu de odor e intensidade após alguns dias com esse tratamento e a cicatrização foi obtida muito rapidamente. Calendula é o verdadeiro anti-séptico homeopático. Seu emprego é justificado no tratamento de ulcerações do colo do útero, na metrite crônica (injeções vaginais), nas ulcerações cancerosas. É um antídoto para picadas de abelha e vespa, previne imediatamente a dor e previne o desenvolvimento de fenômenos de intoxicação. Tem sido usado em solução (25 gotas em um copo de água fervida), em lavagens e curativos. RelaçõesArnica (Arn), Bellis (Bell-p) (traumatismo sem ferida). Hypericum (Hyper) (lesões nervosas). Symphytum (Symph) (fraturas), Rhus-t, Ruta (entorses, distensões). Sulphuricum acid. (Sul-ac). (feridas gangrenosas). Complementar: Hepar sulphur (Hep). DosesTintura mãe e 30a. (4CH, 5CH) |