Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
cannabis indica (cann-i)
|
CANNABIS INDICA (Cann-i) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Urticaceae: Cannabis indica, Cáñamo da índia. Cannabis indica e Cannabis sativa são, do ponto de vista botânico, a mesma planta; Cannabis indica, designada como cânhamo indiano, é o que produz o haxixe e Cannabis sativa é o cânhamo europeu que é cultivado nos campos para uso na indústria e na produção dos seus frutos, o cânhamo.
Ação geral e CaracterísticasSupereexcitação mental com um afluxo de idéias estranhas sobre as noções de espaço e tempo. Alucinações sensoriais. Desdobramento da personalidade, transtornos geniturinários.
AgravaçãoPela manhã, pelo barulho, café, licores alcoólicos e fumo, estando deitado sobre o lado direito.
MelhoraAo ar fresco, água fria e pelo repouso. Quadro sintomático geralO paciente SEMPRE ESTÁ EXALTADO, COM LOQUACIDADE INCOERENTE*. Incapaz de concentrar seus pensamentos devido a um grande número de idéias que surgem em seu cérebro; começa uma frase e esquece o que pretende dizer. Ri de qualquer coisa, sem conseguir se conter, até que fica congestionado com dores vivas nas costas. Imagina que ouve música celestial, fecha os olhos e se perde em pensamentos agradáveis. TUDO PARECE TER UMA GRANDEZA CONSIDERÁVEL; o próprio paciente imagina que é o centro do mundo, os minutos lhe parecem séculos. Alguns metros parecem quilômetros. Acredita que sua alma está separada de seu corpo*, que sua voz não é sua e que possui o conhecimento e poder supremo. Perde a consciência por alguns minutos ao olhar para uma luz ou ouvir música. Teme ficar louco. Angústia com opressão que melhora ao ar livre. Medo do escuro. Medo da morte Esgotamento após uma curta caminhada. Sacudidas desagradáveis nos membros com a sensação de como se as patas de um pássaro estivessem presas aos joelhos. Sacudidas involuntárias e frequentes da cabeça. Cabeça pesada e desajeitada, estado semi-inconsciente com expressão adormecida e estúpida da face. Ao recuperar a consciência, choques através do cérebro. Vertigem com tendência a cair assim que se levanta. Adormecimento com sono ruidoso e desperta por sacudidas bruscas nos membros ou por uma sensação de explosão na cabeça. Olhos fixos, conjuntivas injetadas; não consegue ler porque as letras parecem indistintas. Sensação de plenitude nos ouvidos com latejamento e zumbido. Boca e lábios secos. Saliva branca, espessa, espumosa e viscosa. Garganta seca com sede de água fria. Dor ao nível do cárdia que melhora devido à pressão. Sensação de inchação no ânus ou região perineal, com sensação como se o paciente estivesse sentado em uma bola (Chim). Dor profunda na região renal direita. Dor nos rins ao rir. Dores lancinantes e ardentes antes, durante e depois de urinar. Precisa fazer um esforço para urinar, urina gota a gota, no final da micção. Urina abundante e incolor. Secreção esbranquiçada e viscosa pela compressão da glande. Excitação sexual. Satiríase. Menstruações dolorosas, abundantes, sangue preto sem coágulos. ClínicaDelirium tremens. Catalepsia. Insônia. Manias. Hemicranias. Blenorragia. Prostatite. RelaçõesAsarum (Asar), Belladonna (Bell) (transtornos nervosos). Argentum nitr. (Arg-n) (o tempo passa muito lentamente). Baptisia (Bapt) (desdobramento). Doses6a, 30a e 200a. (5 CH, 7 CH) |