Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
carbo animalis (carb-an)
|
CARBO ANIMALIS (Carb-an) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Carvão animal.
Ação geral e CaracterísticasInflamação de evolução lenta, tórpida, com infiltrações ou induração ganglionar e glandular, secreções icorosas e fétidas que são acompanhadas de congestão venosa local e geral.
AgravaçãoPelo ar frio
MelhoraEm um quarto quente. Quadro sintomático geralFraqueza com falta de energia e de reação. O doente deseja ser deixado sozinho. Triste e concentrado evita conversa (Aur). Ansioso à noite, com fluxo de sangue para a cabeça que o obriga a se sentar. Vertigem ao se levantar com náuseas e epistaxe que melhora deitado. Audição diminuída e confusa, não consegue dizer em que direção o ruído que ouve foi produzido [Arg-n, Kali bich. (Kali-bi)]. Fome canina. Gosto amargo na boca, eructação com gosto de comida ingerida muito tempo antes. Náusea persistente após comer carne, aversão a alimentos gordurosos. Constipação com desejos ineficazes de defecar. Hemorróidas numerosas com dores ardentes agravadas ao caminhar. Secreção viscosa do ânus e períneo sem odor [Carbo veg. (Carb-v)]. Nariz inchado, vermelho, doloroso, com elementos pruriginosos. Epistaxe pela manhã [Carbo veg. (Carb-v)] precedida por vertigem. Tosse seca, sufocante, que agrava à noite e deitado sobre o lado direito, com sacudidas tão fortes no abdômen qu tem que sustentar com as mãos (Dros). Expectoração abundante, esverdeada, purulenta e fétida. Sensação de frio no peito com dores agudas persistentes que agravam do lado direito. Infiltração e endurecimento das mamas (Phyt, Sil) com dores lancinantes e em ardência. Vascularização intensa ao nível do tumor [Calc. Fluor. (Calc-f)]. Ulceração com circunferência azulada e secreção de um líquido irritante e icoroso. Mentruações adiantadas e muito longas, sangue preto, irritante. Hipertrofia e endurecimento progressivo do útero [Aur. Mur. Nat. (Aur-m-n)] com hemorragias. Ulcerações do colo do útero com secreção icorosa, fétida e sanguinolenta. Menstruação e leucorreia exaustivas. Fraqueza nas articulações, não consegue caminhar. Entorses frequentes com o menor exercício. Estado cianótico com ulcerações azuladas do nariz, lábios, unhas e dedos e desenvolvimento de varicosidades superficiais. Erupções cutâneas cor de cobre. Acne. Transformação córnea da pele que fica dolorosa ao toque (Sil). Suores fétidos, à noite, colorindo as roupas de amarelo. ClínicaCarbo animalis é o remédio para tumores que se transformam, ulceram e apresentam evolução maligna. Particularmente indicado em pessoas idosas e fracas, sujeitas as congestões venosas, este remédio é adequado no tratamento de afecções brônquicas crônicas, com vômitos com pus. Sua indicação se encontra na tuberculose, sífilis, câncer. Adenite. Melancolia. RelaçõesAsterias (Aster), Aurum (Aur), Baryta carb. (Bar-c), Condurango (Cund), Conium, Clematis (Clem), Lapis alb. (Lap-a), Nitric acidum (Nit-ac). Carbo animalis pode ser considerado complementar de Calcarea phosphorica (Calc-p) e Calcarea fluorica (Calc-f) em doenças glandulares. Doses30a a 200a. (5 CH, 7 CH.) |