Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

cimicifuga racemosa (cimic)

CIMICIFUGA RACEMOSA = ACTAEA RACEMOSA (Cimic)

"A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral."

Ranunculaceae: Cimifuga racemosa.

Ação geral e Características

Estados mórbidos reflexos do útero ou seus anexos que são acompanhados por transtornos mentais e nervosos.

Agravação

Durante a menstruação (mais abundante a menstruação, mais intensas são as dores); pelo frio úmido e à noite.

Melhora

Pelo calor e por comer.

Lateralidade

Esquerda

Sensação COMO SE A CABEÇA ESTIVESSE CERCADA POR UMA NUVEM PESADA E ESPESSA que faz tudo parecer confuso e escuro.

Triste, taciturno, muito impressionável, medo de tudo, da morte e acima de tudo MEDO DE FICAR LOUCO devido ao conjunto de incoerências e pensamentos que se desenvolvem em seu cérebro continuamente superexcitado.

Loquacidade incessante*. Fala com volubilidade, irregularidade e de uma maneira incoerente e confusa.

Delírio com pupilas dilatadas, resmungos constantes e estranhas alucinações de ratos, camundongos, demônios, etc.

Estado mental alternando com estado físico. Quando o paciente sofre, o equilíbrio mental melhora.

Cefaleia intensa, OCCIPITAL, estende-se ao vértex com pressão e latejamentos que são agravadas pelo menor movimento ou ruído, agravação durante a menstruação.

Dores vivas e profundas nos olhos (Ran-b), agravadas ao menor movimento e melhoradas pela pressão.

Menstruações irregulares, muitas vezes abundantes, com coágulos pretos e sempre extenuantes (Alum, Cocc) e são muito dolorosas. QUANTO MAIS ABUNDANTES SÃO AS MENSTRUAÇÕES, MAIS AS DORES SÃO VIOLENTAS. Dores espasmódicas e lancinantes na região uterina, cruzando o abdômen de um lado para o outro e mais acentuadas à esquerda. Ovário esquerdo muito doloroso.

DOR SOB A MAMA ESQUERDA [Ustil. (Ust)] que agrava durante a menstruação e é acompanhada por dor no ovário esquerdo.

Medo exagerado quando se aproxima o parto, com melancolia, tristeza, medo de enlouquecer, dor sob a mama esquerda e dor uterina.

Dores violentas nos músculos do pescoço e das costas com rigidez e contraturas espasmódicas, agravadas à esquerda.

Sensibilidade ao toque das APÓFISES ESPINHOSAS DAS PRIMEIRAS TRÊS VERTEBRAS DORSAIS que agrava após uma sobrecarga como datilografar, estudo de piano, etc. A menor pressão produz uma dor viva que pode causar vômitos.

Clínica

Os períodos menstruais e menopáusicos são os "momentos" específicos do remédio. Qualquer transtorno nervoso mental ou espasmódico, nevrálgico ou doloroso relacionado à dismenorréia pode exigir Actea racemosa. Anemia e exaustão nervosa. A agravação durante a menstruação é sua grande característica, o inverso de Lachesis (Lach), sempre melhorando com o surgimento da menstruação. Algumas doses de Actea racemosa são suficientes para facilitar o trabalho de parto.

Angina pectoris. Aborto. Cefaleias. Coréia. Coccialgia. Delirium tremens. Dismenorreia. Gravidez. Menopausa. Metrite. Nevralgia. Pleurodínia. Reumatismo. Tremores.

Relações

Aconitum (Acon) e Lachesis (Lach) (mental). Caulophyllum (Caul) (dor inframamária esquerda, reumatismo uterino). Ignatia (Ign) (transtornos nervosos). [Natrum muriaticum (Nat-m) esgotamento], Actea racemosa frequentemente manifesta o exagero dos sinais habituais de Lachesis (Lach).

Doses

30a, 200a, 1000a. (5a CH, 7a CH, 9a CH.)

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados