Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
colibacillinum (coli)
|
COLIBACILLINUM (coli) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Cultura de Colibacillus. A primeira patogenesia de colibacillinum foi publicada em fevereiro de 1933. Dr. Leon Vannier, Colibaciline. Homoeopathie Française. No. 3, 1933.
Ação geral e CaracterísticasDiminuição progressiva da resistência do organismo que é acompanhada por crises dolorosas, sendo mais frequentes as intestinais, genitais e urinárias.
AgravaçãoPelo frio, principalmente o frio úmido; à beira-mar, depois das refeições, por leite.
MelhoraPelo calor. Quadro sintomático geralASTENIA. O menor esforço mental ou físico é seguido por completo esgotamento. A atenção se fatiga muito rapidamente, a menor reflexão o esgota. O paciente "sente sua cabeça vazia". PERDA DE MEMÓRIA, de eventos recentes. Não se lembra do que acabou de ouvir ou ler. Freqüentemente emprega uma palavra por outra. Total falta de resolução e decisão. Timidez extraordinária. Cefaleia agravada pelo frio, umidade ou após uma emoção. Inchação unilateral de uma pálpebra superior. Língua flácida, alongada, suja, com uma banda média despapilada, lisa e uniforme. Digestão lenta, peso e turgência após as refeições. Sensação de frio intenso imediatamente após a refeição. Rins sensíveis e dolorosos. Micção frequente e dolorosa. Urina turva e com mau odor [Form. Ruf. (Form), Tub]. ClínicaTodas as infecções colibacilares requerem o uso de Colibacilinum. Lembrar que o colibacillus evolui quase exclusivamente em terreno tuberculinico. RelaçõesKali phosphoricum (Kali-p), Natrum muriaticum (Nat-m) (astenia). Psorinum (Psor), Silicea (Sil) (frialdade). Arsenicum (Ars), Kali carbonicum (Kal-c) (inchação das pálpebras). Anacardium (Anac) (perda de memória). Benzoic acidum (Benz-ac), Formica rufa (Form), Terebenthina (Ter) (urina turva e com mau odor). Complementares: Thuj, Tuberculinas: T. K. (Tub-k) ou T. R. (Tub-r) Doses30a e 200a. (5 CH, 7 CH) |