Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

dulcamara (dulc)

DULCAMARA = SOLANUM DULCAMARA (dulc)

"A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral."

Solanaceae: Solano dulcamara, Doce-amarga; Uva-de-Cão

Habitat: França. Lugares sombrios e frescos.

Ação geral e Características

Ação sobre a pele, glândulas e mucosas, aumentando consideravelmente as secreções. Maus efeitos como resultado do frio úmido ou permanência em locais úmidos.

Agravação

Pelo ar frio e úmido, pelo tempo frio e úmido, por um resfriamento súbito do corpo quando está transpirando, à tarde e à noite, pelo repouso, pela supressão da menstruação, na lua minguante e no outono.

Melhora

Pelo tempo seco, calor intenso e pelo movimento.

Lateralidade

Esquerda.

Quadro sintomático geral

Cefaleia reumática devido ao tempo frio e úmido. Rigidez da nuca com sensação de fratura. Cefaleia congestiva com espirros e nariz entupido que melhora quando a coriza aparece.

Nevralgias faciais causadas por menor exposição ao frio úmido ou após o súbito desaparecimento de dermatose na face.

Inflamação das pálpebras com secreção abundante e amarelada, agravada pelo tempo úmido e frio.

Dores agudas nos ouvidos, a noite toda, impedindo o sono, após a exposição ao frio úmido, desaparecendo subitamente pela manhã. Rangidos na articulação temporomandibular ao abrir a boca [Rhus tox. (Rhus-t)].

Salivação exagerada, desejo de escarrar ou engolir, de pigarrear constantemente após um resfriamento. Saliva aderente, como sabão, de odor pútrido (Merc-c).

Sede insaciável por bebidas frias, aversão completa a comidas. Náuseas e vômitos no momento da evacuação.

Diarréia após supressão súbita de uma erupção cutânea ou após resfriamento por exposição a tempo úmido (diarréia outonal) sempre precedida por dor periumbilical e borborigmos. Evacuações amarelas, aquosas, variáveis (Puls). Dores antes da evacuação, desaparecem imediatamente depois, mas deixam uma fraqueza persistente.

Resfria-se facilmente. Nariz entupido em tempo chuvoso, seguido de coriza abundante (febre do feno no final de agosto).

Tosse seca, rouca, espasmódica, pela passagem do calor ao frio úmido, agravação ao deitar e melhora ao ar livre, acompanhada de muco que não consegue ser expelido. Asma.

Incontinência urinária por tempo chuvoso. Urina turva e fétida. Cistite. Albuminúria.

Menstruação atrasada, curta, pouco abundante, precedida de urticária generalizada sem febre. Supressão das menstruações pelo frio e umidade.

Dores agudas nas articulações, aparecem subitamente no curso de uma mudança de tempo ou após a supressão brutal de uma transpiração abundante que melhora com o movimento, obrigando o paciente a mudar constantemente de posição [Rhus tox. (Rhus-t)].

Lumbago após resfriamento (Bry). Paralisia dos membros. Pés gelados.

Reumatismo que agrava por frio úmido e alterna com diarréia (Abrot).

Pele seca, delicada, sensível ao frio. Erupções cutâneas pelo frio úmido: urticária generalizada [Apis, Rhus tox. (Rhus-t)] sem febre, antes da menstruação ou no início do inverno; dermatose eczematosa, úmida, com prurido que agrava pelo frio e coçar, melhora pelo calor.

Verrugas grandes e lisas na face e no dorso das mãos.

Aumento do volume dos gânglios cervicais, axilares e inguinais, causado por tempo úmido e frio (crescimento súbito que ocorre em uma noite.)

Clínica

Adenopatia ganglionar. Asma. Coriza. Cistalgia. Enterite. Eczema. Gripe. Incontinência urinária. Lumbago. Mielite. Torcicolo. Tuberculose. Verrugas

Relações

Rhus tox. (Rhus-t) (mesmas modalidades: Dulcamara, músculos e gânglios — Rhus tox. (Rhus-t), tendões e tecidos fibrosos). Arsenicum alb. (Ars), Calcarea carb. (Calc), Nux-m (maus efeitos do vento frio e úmido). Acon, Bryonia (Bry) (vento frio e seco). Baryta carb. (Bar-c) (adenopatia ganglionar). Abrotanum (Abrot) (reumatismo que aparece quando a diarreia cessa, sem agravação pelo frio úmido em pacientes tuberculínicos). É particularmente adequado para estados hidrogenoides.

Complementar: Baryta carb. (Bar-c), Natrum sulph. (Nat-s)

Doses

6a, 30a e 200a. (4 CH, 5 CH, 7 CH)

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados