Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
fluoricum acidum (fl-ac)
|
FLUORICUM ACIDUM (fl-ac) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Ácido fluorídrico.
Ação geral e CaracterísticasAção profunda sobre o tecido ósseo (necrose e fístulas); sobre o tecido venoso (varicosidades) e sobre a pele (ulcerações).
AgravaçãoPelo calor, pelo ar quente, aplicações quentes, de manhã; bebendo chá ou café.
MelhoraPor aplicações frias, por caminhar ao ar livre. Quadro sintomático geralLeveza de espírito; sempre satisfeito consigo mesmo, ri de tudo. Esgotamento mental por sobre-carga nos negócios ou libertinagem com mudança de caráter: indiferença a tudo o que o paciente mais ama; aversão por sua esposa, seus filhos e seus melhores amigos. Dores vivas, agudas e violentas, aparecem como um relâmpago em áreas pequenas e limitadas. Cefaleia com entorpecimento das partes afetadas e sensação de pressão de dentro para fora na região occipital; melhora por uma emissão copiosa de urina Sensação como se uma corrente de ar frio soprasse sob as pálpebras, mesmo em um quarto quente. Fístula lacrimal com prurido. Inflamação e supuração do ouvido com necrose, principalmente do ouvido direito. Cárie dentária rápida (Staph) com necrose do maxilar e fístula dentária. Apetite aumentado especialmente para coisas picantes, especiarias e alimentos muito condimentados. O doente está sempre com fome. Sensação de vazio no estômago que melhora com uma faixa apertada e temporariamente após ter comido. Sempre agrava após a ingestão de vinho tinto (Zinc). Diarréia biliosa pela manhã que é agravada pela ingestão de bebidas quentes e café. Prurido intenso no ânus. Hemorróidas após a evacuação com perda abundante de sangue. Congestão do fígado com ascite em alcoólatras habituais. Edema do prepúcio com secreção uretral e ardência. Ereções à noite. ESTADO VARICOSO, com desenvolvimento de varicosidades especialmente nos membros inferiores (ao nível de um tumor: Carb-an). Úlceras varicosas que agravam com o calor e melhoram com o frio. ÚLCERAS ANTIGAS INDOLENTES COM BORDAS VERMELHAS E INDURADAS. NECROSE ESPECIALMENTE DOS OSSOS LONGOS, com expulsão de espículas e secreção de pus irritante, escoriante e fétido. Fístulas ósseas com prurido intenso ao nível do orifício externo: fístulas dentárias, lacrimais e anais. Unhas irregulares, deformadas e estriadas, quebram facilmente; cabelos secos, sem vigor, que caem facilmente. Prurido ao nível dos orifícios do corpo, principalmente do ânus e ao nível das fístulas e úlceras, agravação pelo calor. Transpiração abundante, ácida e irritante. Suor irritante dos pés com escoriações interdigitais. ClínicaAlcoolismo. Alopecia. Angiomas e nevos. Fístula anal. Necrose óssea ou fístulas. Panarícios. Sífilis. Varizes. Úlceras indolentes e tórpidas crônicas. RelaçõesCalcarea fluorica (Calc-f), Silicea (Sil). Observar que Fluoric acid é particularmente adequado para pacientes que tomaram Silicea (Sil) por um longo tempo sem sucesso e para sifilíticos que abusaram de Mercúrio. Complementares: Silicea (Sil), Syphillinum (Syph). Doses6a e 30a. (4 CH, 5 CH) |