Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
glonoinum (glon)
|
GLONOINUM (glon) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Nitroglicerina.
Ação geral e CaracterísticasEstados congestivos muito bruscoa ao princício com sintomas de congestão cerebral extremamente violenta.
AgravaçãoPelo calor radiante do sol, do fogo e do gás; em um quarto quente, pelo movimento, pela menor sacudida, o menor ruído, pelo vinho, álcool e estimulantes, e por estar deitado com a cabeça baixa.
MelhoraPelo frio, aplicações frias, ao ar livre e pela pressão na cabeça. Quadro sintomático geralCongestão intensa da cabeça com ONDAS DE CALOR, BATIMENTOS VIOLENTOS DAS ARTÉRIAS DO CRÂNIO E PESCOÇO. Permanece perfeitamente imóvel, a cabeça apertada entre as mãos, agravando pelo menor movimento, a menor sacudida, o calor irradiante de uma estufa e estando deitado; melhora por aplicações frias e pelo ar frio. Depois de uma insolação ou emoção violenta, uma sensação de calor e batimento no lado esquerdo do peito seguidos de uma cefaleia intensa ou um estado de inconsciência que pode chegar ao coma, não consegue dizer onde está ou reconhecer o que está ao seu redor, as coisas mais familiares parecem estranhas para ele. Face quente, vermelha, LÍVIDA; pescoço congestionado, inchado, BATIMENTOS VISÍVEIS DAS ARTÉRIAS DO PESCOÇO. Não consegue suportar um pescoço apertado (Lach). Vertigem ao se levantar ou sentar-se na cama. Perda de memória, não conhece a si próprio, perde-se nas ruas que costuma frequentar (Bar-c). Olhar fixo, estranho, olhos injetados e proeminentes, pupilas dilatadas, visão perturbada, crê ver manchas pretas principalmente quando tenta se abaixar. Não consegue suportar uma luz brilhante ou a reverberação do sol. Latejamentos nos ouvidos, mais marcados à esquerda, sincronizados com o pulso. Dor pulsátil em todos os dentes (Sulph). Lábio inferior inchado, gosto pervertido: canela ou pinhão. Odor aromático do hálito. Língua carregada que mantém a impressão dos dentes. Sempre há um agravação imediata pelo vinho e pelos estimulantes. Constipação com hemorróidas dolorosas e pruriginosas. Diarréia com evacuações abundantes e preteadas. O coração trabalha com dificuldade. Sensação de plenitude com palpitações violentas e dispnéia, latejamentos na cabeça ao menor esforço. Pulso rápido, tanto suave como duro, geralmente irregular. ONDAS DE CALOR E SENSAÇÃO DE PULSAÇÕES EM TODO O CORPO até a ponta dos dedos. Cabeça quente e pés frios, na menopausa ou após uma supressão súbita da menstruação. Sensação de ardência entre as escápulas. Sacudidas musculares e convulsivas. Entorpecimento das extremidades ClínicaAngina pectoris. Apoplexia. Arteriosclerose. Ondas de calor. Cefaleia. Congestão cerebral. Hemicranias. Hipertensão arterial. Transtornos da menopausa. Ordem de aparecimento dos sintomas: cabeça, braços e pernas. RelaçõesBelladonna (Bell) (plenitude, dores e latejamentos menos acentuados, melhoram inclinando a cabeça para trás e mantendo a cabeça coberta; o oposto: Glonoinum. Melilotus (Meli) (cefaleia melhorada por epistaxe). Lachesis (Lach) (menopausa). Baryta carb. (Bar-c) (perda de memória, hipertensão arterial). Opium (Op) (apoplexia. Pupilas contraídas, insensíveis, pulso cheio e lento). Complementar: Sulphur (Sulph). Doses6a e 30a. (4 CH, 5 CH) |