Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
hyosciamus niger (hyos)
|
HYOSCYAMUS NIGER (hyos) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Solanaceae: Hyoscyamus niger, Meimendro-preto. Habitat: Europa, em escombros e lugares pedregosos.
Ação geral e CaracterísticasTranstornos nervosos, espasmódicos, que são acompanhados por um estado de fraqueza muito intensa (adinamia), delírio, alucinações e tendência maníaca (exibicionismo).
AgravaçãoÀ noite; estando deitado; durante a menstruação; pelo frio e pelo ar frio.
MelhoraDurante o día. pelo calor e por caminhar. Quadro sintomático geralFraqueza e fadiga nervosas após trabalho prolongado ou inquietação incessante, especialmente na velhice. Confusão mental com alternância de excitação e prostração. Ao falar, não consegue encontrar a palavra apropriada, nem o termo exato para expressar seu pensamento. Muito desconfiado, ciumento, querelante e repreende a todos ao seu redor. Fobias: por estar sozinho, por ser mordido, medo de comer ou beber, medo de se envenenar, medo de água, por perceber o barulho da água correndo, pondo-se ansioso e agitado (Hidroph. ((Lyss)). Delírio furioso com agitação, O DOENTE PROCURA FORMA DE ESCAPAR DA CAMA (Bell). Muito violento, bate e morde. Fala muito e de forma incoerente, fica furioso e insulta as pessoas que acredita ver ao seu redor. Acredita estar rodeado de ratos e camundongos. Rasga suas roupas, rejeita as cobertas que o cobrem e quer ficar nu, EXPONDO SUAS PARTES GENITAIS e cantando canções obscenas e vulgares. Acessos de riso, murmúrios e CARFOLOGIA (Op). Insônia com agitação. Sobressaltos súbitos ao dormir. Convulsões epileptiformes durante o sono e após comer. Face inchada e lívida; expressão de embriaguez e estupidez. Olhar fixo e perturbado. Cefaleia congestiva com sensação como se a cabeça tivesse apertada com latejamentos violentos. Pupilas dilatadas e insensíveis à luz. Os objetos pequenos parecem muito grandes [Nux vom. (Nux-v)] e cercados por uma área amarela brilhante. Estrabismo. Contração espasmódica das pálpebras. Boca seca e apergaminhada. Língua preta, rachada, apergaminhada e sangra facilmente. Lábios secos. Fuliginosidades nos dentes. Mandíbula caída* [Muriaticum acidum (Mur-ac)]. Contração espasmódica da faringe que é agravada ao ver água corrente. Os líquidos retornam para o nariz ou para a laringe. Soluços frequentes. Grande distensão do abdômen que tende a estalar com dores cortantes no abdômen. Diarreia frequente e indolor, evacuações viscosas, com um odor muito fétido e muito irritante. Defecações involuntárias na cama* [Aloe, Ars, Phosph. Acid. ((Ph-ac)]. Tosse seca, espasmódica, violenta que agrava à NOITE, após a meia-noite, QUASE INCESSANTE QUANDO O DOENTE ESTÁ DEITADO, impedindo o sono e melhorando na posição sentada. Paresia da bexiga com emissão involuntária de urina, especialmente após o parto (Op). Excitação sexual intensa com agitação e MANIA ERÓTICA (Bufo, Canth), exibe sua genitália. Tremores, câimbras nas panturrilhas e dedos dos pés. ClínicaAlcoolismo. Alucinações. Bronquite. Coréia. Convulsões. Delirium tremens. Epilepsia. Febre tifoide. Soluço. Incontinência urinária. Insônia. Mania. Paralisia agitans. Transtornos nervosos no curso de estados adinâmicos. RelaçõesCicuta (Cic), Cina (convulsões). Stramonium (Stram) (delírio, manía). Drosera (Dros), Rumx (tosse). Doses6a, 30a e 200a. As diluições baixas agravam o estado mental. |