Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
lyssinum (lyss)
|
LYSSINUM = HYDROPHOBINUM (lyss) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Medula de cão raivoso.
Ação geral e CaracterísticasSofrimentos agravados pela visão ou pelo ruido de agua corrente. Hidrofobia.
AgravaçãoPela visão ou ruído da água corrente, pela luz forte, pelo calor do sol, por passear de carro e por abaixar-se.
MelhoraPelo ar frio. Quadro sintomático geralIrritabilidade nervosa que é agravada por emoções e más notícias, por ver ou ouvir água a correr ou somente por pensar nisso. Medo de adquirir a raiva. Convulsões causadas por uma luz deslumbrante (Stram), direta ou refletida por água ou um espelho, por pensar em líquidos. Não consegue suportar o calor do sol [Gels, Glon, Lach, Natr. carb. (Nat-c)]. Cefaleia após uma mordida de cão com raiva ou não. Cefaleia crônica agravada pelo ruido de água corrente ou pela luz brilhante. Salivação intensa que obriga o paciente a cuspir constantemente: saliva viscosa e espumosa na boca e na garganta. Desejo constante de engolir com dor de garganta. ESPASMO DO ESÔFAGO ao ingerir líquidos [Hidroc acid. (Hydr-ac)], Sufocação ao engolir água. Desejo de evacuar ao perceber ou ver água corrente. Defecações aquosas, abundantes, com dores intestinais. Agravação à tarde. Desejo constante de urinar ao ver água corrente (Canth, Sulph). Urina escassa, turva, contendo açúcar. Sensibilidade do útero com prolapso (Helon). sensibilidade da vagina, tornando o coito dolorosa (Berb). Coloração azulada das feridas. ClínicaHidrofobia. Convulsões. Espasmos do esôfago. Vaginismo. Sempre se deve lembrar da agravação característica por ver ou ouvir água correr. O doente não consegue andar perto de um riacho nem suportar uma torneira de água aberta. RelaçõesBelladonna (Bell), Cantharis (Canth), Hyoscyamus (Hyos), Stramonium (Stram) (hidrofobia). Gelsemium (Gels), Glonoinum (Glon), Natrum carb. (Nat-c) (não suporta o calor do sol). Stramonium (Stram) (agravação por luz forte). Cocculus (Cocc) (agravação ao andar de carro). Nas matérias médicas, Lyssin e Hydrophobinum são usados alternadamente para designar o mesmo medicamento. Na verdade, Lyssin é a saliva de cão raivoso. Nós na França utilizamos a medula de cão raivosa adquirida diretamente do Instituto Pasteur, as diluições são preparadas a partir desta substância pelos Laboratórios Homeopáticos da França, portanto acreditamos que é bom reservar o nome de Hydrophobinum para nosso remédio a fim de evitar toda confusão. Sem dúvida, Hydrophobinum é infinitamente mais ativo do que Lyssin. Doses30a e 200a. |