Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sanguinaria canadensis (sang)

SANGUINARIA CANADENSIS (sang)

"A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral."

Papaveraceae: Sanguinaria canadensis, Sanguinária do Canada.

Habitat: América do Norte. Aclimatada na França.

Ação geral e Características

Ação principal sobre o sistema vasomotor determinando congestões localizadas (orgânicas) e vermelhidão circunscrita (bochechas) principalmente do lado direito. Ação sobre as mucosas principalmente respiratórias causando sensações de secura e ardência. Sensibilidade intensa ao frio.

Agravação

Deitada sobre o lado direito; à noite; pelo tempo úmido; pelo movimento; pelo contato e por doces.

Melhora

Pelo sono, pela escuridão, por ácidos e estar deitado sobre o lado esquerdo.

Lateralidade

Direita, os sintomas progridem da direita para a esquerda.

Periodicidade

Cada sete dias.

Quadro sintomático geral

Hemicrania muito intensa, PERIÓDICA, a cada sete dias (Sil, Sulph), começa pela manhã, aumenta ao meio-dia e diminui à noite. Dor que começa no occipital, se estende para a frente por toda a cabeça para se fixar NO OLHO E NA REGIÃO TEMPORAL DIREITA (Bell, Gels, Sil).

LATEJAMENTOS VIOLENTOS na cabeça com vômitos biliosos, agravação pelo movimento e luz, o mais leve odor e o menor ruído; melhora estando deitado no escuro e pelo sono, por expulsar gases gástricos ou intestinais.

ONDAS DE CALOR COM VERMELHIDÃO CIRCUNSCRITA NAS BOCHECHAS, que estão em ardentes, agravação do lado direito. Veias temporais distendidas. Zumbido nos ouvidos

Vertigem pela manhã ao virar a cabeça rapidamente (Bry).

Secura intensa da mucosa nasal e faríngea com sensação de ardência intensa como água muito quente, melhora por inspirar ar frio.

Língua recoberta por camada branca com uma área vermelha no meio. Sensação de ardência como se a língua estivesse escaldada (Podo), principalmente na ponta.

Sede intensa com desejo de coisas ácidas e especiais; aversão à manteiga e doces.

Náusea com ardência gástrica e muitas regurgitações. Náusea que não melhora com vômitos.

Sensação de vazio com desmaios como se estivesse com fome, mas com aversão a todos os alimentos, agravação pela manhã.

Dor na região do fígado. Diarreia aquosa, biliosa, irritante, com muitos gases [Natr. sulph. (Nat-s)].

Tendência a resfriar-se. Coriza abundante com espirros frequentes e dor ardente na raiz do nariz. Quando a coriza cessa, aparece a diarréia.

Perversão do olfato (Graph), sempre sente odor de cebola queimada. Pólipos nasais que sangram facilmente e muito sensibilidade a odores.

Tosse seca, violenta e exaustiva, agravada à noite, após deitar-se e que é causada por cócegas incessantes na laringe (Rumx, Puls, Samb) acordando o paciente à noite obrigando-o a sentar-se, melhorando estando sentado e PELA EXPULSÃO DOS GASES GÁSTRICOS E INTESTINAIS. Tosse agravada à noite com diarreia.

Opressão considerável com ansiedade (Acon). Expectoração difícil, com mau odor, percebida pelo próprio paciente, expectoração ferruginosa com estrias de sangue (Phos).

Dores em ardência no peito, atrás do esterno e sob a mama direita, estendendo-se até a escápula direita.

Menstruações abundantes e irritantes com sensibilidade mamária. Ulceração do colo do útero com leucorreia fétida e irritante. Pólipos uterinos que sangram facilmente.

Dor e rigidez na nuca do lado direito. Dor no ombro direito (deltóide direito) com incapacidade de levantar o braço, agravação à noite, na cama [Mag. Carb. (Mag-c)] e pelo movimento.

Sensação de ARDÊNCIA INTENSA ao nível das palmas das mãos e solas dos pés, obrigando o paciente a rejeitar sua cobertas e procurar um lugar fresco (Sulph).

Clínica

Bronquite. Câncer. Cefaleia. Congestão pulmonar. Coriza. Rinite alérgica. Hemicrania direita. Hemicrania periódica e após transtornos digestivos. Menopausa (transtornos do). Nevralgia. Ondas de calor. Pneumonia. Pólipos do nariz, ouvidos e útero. Reumatismo. Tumores mamários e uterinos.

Relações

Phosphorus (Phos) (pneumonia). Magnesia. Carb. (Mag-c) (reumatismo do ombro direito — Sanguinaria afeta o deltóide direito e não a articulação). Sulphur (Sulph) (ardência, cefaleia periódica). Chelidonium (Chel), Lycopodium (Lyc) (Lateralidade direita, transtornos hepáticos e digestivos). Sanguinaria é particularmente adequado para o tratamento de estados agudos que se desenvolvem em um paciente tuberculínico ou tuberculoso. Este remédio apresenta a agitação ansiosa de Aconitum (Acon) e a tendência hemorrágica de Phosphorus (Phos) Mas se sua ação é tão rápida como a do Aconitum (Acon), por outro lado é menos profunda que a de Phosphorus

Complementares: Antimonium tart.. (Ant-t), Phosphorus (Phos) e Sulphur (Sulph).

Doses

6a e 30a.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry 'e3e168219ca1c71546b54a899d09af56' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''e3e168219ca1c7...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278