Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

euphorbia lathyris (euph-l)

EUPHORBIA LATHYRIS (euph-l)

Gopher-Plant; Caper Spurge

Eufórbia; Catapúcia Maior; Tártago

Planta anual ou bienal pertencente à família das Euphorbiaceae, nativa do Sul da Europa. A planta cresce até 1,5 m de altura, com um caule glauco azul-esverdeado. As folhas são dispostas em pares entrecruzados opostos, e são lanceoladas, com 5 a 15 cm de comprimento e 1 a 2,5 cm de largura, também glauco azul-esverdeado com uma textura cerosa, nervura central e ramos branco-esverdeados claros. As flores são verdes a amarelo-verde, 4 mm de diâmetro, sem pétalas. Os frutos são verdes e na maturação adquirem cor marrom ou cinza, produzidos em cachos globulares 13 a 17 mm de diâmetro de três sementes unidas compactadas. Todas as partes da planta, incluindo as sementes e raízes são venenosas. O manuseio pode causar irritação na pele devido ao látex que a planta produz. Embora venenosa para os seres humanos e a maioria dos animais, cabras às vezes a comem, sendo imunes ao veneno. O veneno, entretanto, pode ser transmitido através do leite.

"Os sintomas são os efeitos do envenenamento por sementes: Reflexo de vômito e vômitos e evacuações sanguinolentas com olhos brilhantes, rubor facial, o abdômen é retraído para dentro. O corpo todo fica rígido e gelado. Desconforto" (J.H.Clarke).

"O suco leitoso fresco é extremamente acre quando aplicado sobre a pele e o fruto é altamente venenoso e laxante. O suco provoca vermelhidão, prurido, espinhas e às vezes gangrena. Os sintomas apontam para a sua utilização em erisipela, envenenamenteo pelo carvalho, etc. Dores reumatológicas durante o repouso. Fraqueza paralítica nas articulações" (Boericke).

Prepara-se o remédio com a tintura da planta inteira.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados