Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

pulsatilla pratensis (nigricans) (puls)

PULSATILLA NIGRICANS = ANEMONE PRATENSIS (puls)

Wind Flower

Anêmona dos Prados; Pulsatila

Planta herbácea perene pertencente à família das Ranunculaceae, que cresce na Europa em lugares elevados, descobertos e ventosos. J.H.Clarke refere-se a alguma confusão quanto à espécie botânica usada na preparação homeopática, pelo que, no seu Dicionário de Matéria Médica, dá a descrição de Jahr sobre a Pulsatilla: "caule simples, ereto, arredondado, 3 a 5 polegadas de altura; folha bipenatifida radical, oblonga, flores solitárias, terminais, tendo os folíolos de cálice campanulado, dobrados na ponta, o odor da planta levemente evidente, gosto acre e pungente. A planta fresca contém um princípio vesicante e acre, e fornece um óleo corrosivo, bem como um tipo de tanino, que colore o ferro de verde; no estado seco é desprovida inteiramente desta qualidade acre. Cresce em solos arenosos, nos montes e nos declives expostos ao sol." Jahr distingue esta Pulsatila negra da Pulsatila comum (Pulsatilla vulgaris, antigamente também classificada como Anemone Pulsatilla) que "cresce somente em montanhas secas e estéreis e floresce somente na primavera, enquanto que a Pulsatila negra floresce uma segunda vez no outono." Pulsatilla vulgaris é muito menos penugenta que Puls Nigricans: "suas flores violeta-claro ou vermelho-claro, são eretas e não penduradas; sementes sobrepassam uma cauda sedosa longa." É chamada Flor-de-Páscoa porque está em flor nesta época, e suas flores são usadas para colorir os ovos. A Anêmona (Pulsatilla Nigricans) é uma planta medicinal de data antiga, e sua afinidade para os olhos parece ter sido observada de início. Talvez sua inclinação para o choro tenha originado a lenda de ter brotado das lágrimas de Venus.

Nas descrições das características de Pulsatilla, J.H.Clarke escreve: "As folhas da erva recente têm um gosto acre, ardente e nauseoso. Seu suco produz bolhas 'que se ampliam até causar gangrena, se for permitido permanecer em contato com a parte do corpo durante um período de tempo suficiente, mas essas propriedades são, em grande medida, perdidas pela dessecação e animais ruminantes, como ovinos e caprinos, comem Pulsatilla seca, quando misturada com outras ervas, sem aversão ou inconveniente'. Um princípio ativo, Anemonina foi isolado, e é inflamável e cristaliza em agulhas neutras incolores, inodoras. Hahnemann diz de Puls.: 'Esta planta poderosa produz muitos sintomas no corpo humano saudável, que frequentemente correspondem aos marcados sintomas que são comumente identificados, daí, também, admitem frequente emprego homeopático, e muitas vezes com bom resultado. Podemos, portanto, inquestionavelmente, considerá-la como um remédio de muitos usos (policresto). É útil na fase aguda, bem como em doenças crônicas, e sua ação, mesmo em pequenas doses, dura de dez a doze dias...' ".

Prepara-se a tintura da planta fresca inteira quando em flor (floresce na primavera e outra vez no outono).

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry '4455b14bdabe47b6fb166c11bb092c99' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''4455b14bdabe47...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278