Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

pyrethrum parthenium (pyre-p)

PYRETHRUM PARTHENIUM = CHRYSANTHEMUM PARTHENIUM (pyre-p)

Feverfew

Piretro do Cáucaso

Tanacetum parthenium - Planta herbácea, perene, pertencente à família das Asteraceae (Compositae), nativa da Europa, mas encontrada em todo o mundo. A planta cresce até cerca de 45 cm de altura, sendo fortemente perfumada. Folhas alternadas, pecioladas, bi ou tripinadamente divididas, com segmentos oblongos ou elíptico-oblongos, cor verde-grisalho. As flores são brancas com o centro amarelo, e o fruto um aquênio angular e uniforme. Ela se espalha rapidamente e em pouco tempo ocupa uma extensa área. Não deve ser confundida com a Camomila, Matricaria chamomilla (Cham), uma vez que também é chamada de "Matricária" ou com a Camomila Romana Anthemis Nobilis (Anth) com quem se assemelha muito.

J.H.Clarke descreve suas característica assim: "tem propriedades tônicas amargas como as de Camomila* [Anthemis nobilis (Anth)], e é um remédio popular para febres baixas (daí o nome Feverfew). O cheiro de toda a erva é considerado particularmente ofensivo para as abelhas" (Treas. of Bot). Alguns 'pós inseticidas' populares são feitos de flores secas de Pyrethrum roseum (Pyre-r). Radix Pyrethri (Pellitory of Spain), que é usado como um irritante e como remédio de dor de dente, é a raiz de Anacyclus pyrethrum (Pyre-o). As raízes deste gênero tem um sabor quente, daí o nome Pyrethrum (pur 'fogo')."

Prepara-se o remédio com a tintura da planta fresca.

———

* Anthemis nobilis é a Camomila Romana.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry 'ea9888d14b1460aeeab2b8fc35c9ddcd' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''ea9888d14b1460...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278