Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ricinus communis (ric)

RICINUS COMMUNIS (ric)

Castor-oil

Rícino; Mamona; Palma Christ; Carrapateiro

Planta pertencente à família das Euphorbiaceae, originária do Mediterrâneo, da África Oriental e da Índia. É um arbusto em média 4 m de altura, com caule ramificado e coloração verde, avermelhada ou verde-avermelhada. As folhas são simples, alterno-espiraladas, longo-pecioladas, planas ou sulcadas, com lobos dentados. Nos ramos surgem as inflorescências em cachos, com pequenas flores que quando fecundadas se desenvolvem em frutos espinhosos, compostos de 3 cápsulas. As sementes contidas nos frutos são ovais e de cor castanha estriada de branco. O seu principal produto derivado é o óleo de Mamona, também chamado óleo de Rícino. A semente é tóxica devido principalmente a uma proteína, a Ricina, que é mortal mesmo em pequenas doses.

J.H.Clarke descreve assim suas carcaterísticas: "A planta do óleo de Rícino é nativa da Índia. Nos trópicos, é uma pequena árvore que cresce à altura de 8 ou 10 pés. Sob o nome de Palma Christi é cultivada neste país como uma anual, seus caules atingindo de 3 a 5 pés. O óleo medicinal é obtido das sementes. O mais brando que é de uso comum é "extraído a frio", ie., sem o auxílio de calor, e contém a menor quantidade do princípio acre. A decocção das sementes, que é usada nas Índias Oriental e Ocidental, contém uma proporção muito maior. A preparação homeopática deve ser feita de tal forma a garantir a plena propriedades. As folhas têm uma especialmente poderosa ação sobre os seios e órgãos reprodutores femininos. Hale fez a primeira compilação dos efeitos patogenésicos de Ric., e salientou a sua analogia ao Cholera, que Salzer (no Cholera) confirmou. Os casos de envenenamento pelo óleo comum, alguns deles fatais, foram registrados, mas o maior número de efeitos patogenésicos foram resultado de comer as sementes. Efeitos fatais se seguiram à ingestão de três sementes, e uma só semente causou efeitos violentos. Após vinte sementes houve gastroenterite e morte precedida por convulsões gerais e colapso ocorrido. O caso mais detalhado é o de um sargento que comeu dezessete sementes como um purgante. Quatro horas mais tarde ele tinha várias evacuações moles, pirose, câimbras no estômago, náuseas e vômitos, o vômito contendo fragmentos de sementes e gotas de óleo. As evacuações tornaram-se mais numerosas e mais copiosas de um líquido seroso misturado com o muco, e passavam sem tenesmo ou cólicas. Mais tarde a diarreia foi acompanhada com câimbras e frialdade."

Prepapara-se o remédio com a tintura (feita com água quente e álcool) ou trituração de sementes frescas. Tintura da planta fresca.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry '66414ee7da336d03ef1c83e843a22173' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''66414ee7da336d...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278