Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sanguinaria canadensis (sang)

SANGUINARIA CANADENSIS (sang)

Blood Root

Sanguinária do Canadá; Tinta Índica

Planta herbácea pertencente à família das Papaveraceae, natural do Canadá e EUA. É uma espécie variável que cresce entre 20 e 50 cm de altura com rizoma da grossura de um dedo, que se desenvolve rente ao solo ou subsolo, de cor vermelha e contém um suco cor-de-sangue e um alcalóide conhecido como Sanguinarina. Normalmente uma folha, solitária, multilobada, erguendo-se diretamente do rizoma; flores brancas com mais de 8 pétalas e centro amarelo. Prepara-se a tintura com a raiz fresca.

"Os índios americanos anteriormente utilizavam a seiva cor-de-laranja da raiz para pintar seus corpos, e para a coloração de vários artigos domésticos. A planta também tem sido utilizada com sucesso por tintureiros americano e francês (Treas. of Bot.). Hale diz da raiz: 'É suculenta, e quando cortada ou partida derrama de vários pontos sobre a superfície transversal uma seiva cor laranja-claro ou vermelhão-escuro, que tem um sabor amargo, acre mas peculiar, que permanece muito tempo na boca e deixa uma persistente ardência na garganta. O suco do caule é de cor entre o vermelho e o amarelo, enquanto aquele do caule do Chel maj. é amarelo puro, e o do somnif Papaver. (Opium) é branco'. É bom ter em mente o paralelismo observável entre essas três Papoulas, tanto em suas propriedades medicamentosas quanto físicas. A época para colher a raiz é início da Primavera e do Outono. Um alcalóide, Sanguinarina (idêntico à Queleritrina do Chelidonium majus), foi isolado, e os nitratos deste foram estudados separadamente." (J.H.Clarke)

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry 'e0cdbf9eb56a6ca47264d2ad0da4f9c9' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''e0cdbf9eb56a6c...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278