Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

senega (seneg)

SENEGA = POLYGALA SENEGA (seneg)

Snakewort

Poligala da Virgínia

Senega é a raiz seca da Polygala senega, planta pertencente à família das Polygalaceae, natural da Virgínia. Tem raizes firmes, duras, ramificadas, com uma casca grossa, e produz anualmente várias hastes, que se erguem, lisas, de 8 a 14 polegadas de altura, ocasionalmente tingidas com vermelho. As folhas são alternadas, quase sésseis, lanceoladas, com uma ponta aguda, lisas; flores brancas; cálice é composto por cinco sépalas, corola de três pétalas, e cápsulas são pequenas, bi-loculadas e bi-valvas. As raízes com a grossura máxima de um dedo mínimo, enrolada em espiral, ramosa, tem de um lado uma crista longitudinal saliente, sua casca é acinzentada resinosa; o meditulio lenhoso, branco; cheiro nauseoso; sabor a princípio adocicado, depois acre. Não deve ser confundida com a Polygala amara, natural da Europa, que segundo o Formulário Chernoviz, goza de propriedades muito mais fracas e quando houver referência simplesmente a "Poligala", sem distinguir a espécie, deve ser entendida como a espécie da Virgínia. Senega contém um princípio ativo, Saponina. Esta substância é incolor, insolúvel em álcool, mas formando uma emulsão com sabão quando misturada com água a ferver, e é decomposta pelo ácido clorídrico em glicose e Sapogenina.

"Senega foi introduzida na prática médica pelo Dr. Tennant, da Virgínia, que foi conduzido a testar as suas propriedades por ouvir que os índios a utilizavam como um antídoto para a picada de serpente. Como os sintomas do veneno da serpente eram aliviados, Tennant concluiu que ela também poderia aliviar dispneia, tosse e hemoptise decorrentes de outras causas, e obteve sucesso em casos de pneumonia, pleurisia e hidrotórax (Teste). Outros antigos praticantes da antiga escola (old-school) a usavam como um expectorante em catarros crônicos respiratórios, phthisis aguda, febre reumática, hidropisia, catarata incipiente, crupe. Atualmente, é considerada como 'um estimulante, diaforético e expectorante, especialmente em bronquite crônica.' É nas afecções do peito, olhos e bexiga que homeopatas têm obtido mais sucesso, e as extensas experimentações têm fornecido dados excelentes para prescrever." (J.H.Clarke)

Prepara-se o remédio com a tintura do pó das raízes secas.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry '7ff3293d47662ef90558c359833c8931' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''7ff3293d47662e...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278