Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

kali arsenicosum (kali-ar)

KALI ARSENICOSUM (kali-ar)

Fowler's Solution; Potassium Arsenite

Arseniato de Potássio; Licor de Fowler

KH2 ASO3 - Composto químico obtido a partir das combinações do Ácido arsenioso e potássio (carbonato de potássio). O arsênio elementar não é venenoso. Em contato com o ar úmido, a água ou saliva, oxida-se em ácido arsênico (AsO3, H3), que é muito venenoso. Outros derivados, como anidrido arsênico e seus sais metálicos também são muito venenosos.

"O arsênio entrou para o uso médico com a introdução da Solução de Fowler. O Doutor Thomas Fowler (morreu em 1801) ficou impressionado com os efeitos curativos de uma fórmula vendida com o nome de Tomas Wilson Água Insípida e Gotas para Febre. Junto com o farmacêutico Hughes, ele analisou a substância e constatou ser o seu ingrediente ativo o arsênico. Então, o Doutor Fowler fez a sua própria versão do remédio e tratou de divulga-lo. O Licor ou Solução de Fowler era uma solução de arsenito de potássio com um pouco de água de lavanda. Esta última foi adicionada para prevenir que o medicamento fosse tomado acidentalmente. A dose máxima recomendada na farmacopéia britânica era de 0,5 mL de Solução de Fowler que conteria 5mg de arsênio. O arsenito de potássio (KAsO 2) constituía o principio ativo do famigerado Licor de Fowler, conhecido e prescrito com muita freqüência no fim do século XVIII e meados do XIX. Essa solução foi prescrita para doenças como neuralgia, sífilis, lumbago, epilepsia e desordens dermatológicas. O medicamento podia ser adicionado a um copo de água ou bebido junto do vinho. A Solução de Fowler primeiramente apareceu na Farmacopéia Londrina em 1809 e manteve-se no decorrer do século e era tida como a cura de vários males. Ela era prescrita como um tônico restaurador e possuía a fama de ser também um poderoso afrodisíaco. Seu uso como agente terapêutico foi desaprovado e nos anos de 1950 a Solução teve sua venda proibida no primeiro mundo" (Arsênio na Prática Médica - Passado e Aplicações Futuras - E.M.Cuperschmid, K.M.Silva, T.P. Ribeiro de Campos).

"Não é possível separar completamente a patogênese de Ars. alb. (Ars) e Kali ars.. Kalium arsenicosum é a fórmula favorita sob a qual Arsênico é prescrito pelos alopatas, consequentemente, a maior parte das observações de over-dose é devida a esta preparação; e como ela é chamada Liquor arsenicalis, é considerada Arsênico e nada mais. Entretanto, um número suficiente de observações puras foram feitas para justificar uma consideração separada. Os casos de intoxicação com doses maciças nada apresentam para distingui-los dos casos de envenenamento com outras preparações arsenicais. Mas Kalium arsenicosum teve uma experimentação breve, e um número de casos de experiências medicamentosas alopáticas estão registrados. O 'Licor de Fowler', a fórmula sob a qual Kalium arsenicosum foi testado, consiste de 1 parte de Ácido arsenioso, 1 parte de Carbonato de potássio. Tintura composta de lavanda 3 partes, 95 partes de água destilada. As diluições devem ser feitas a partir deste preparado" (J.H.Clarke).

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados