Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

thea chinensis (thea)

THEA CHINENSIS (SINENSIS) (thea)

Tea

Chá

Camellia sinensis - Planta pertencente à família das Theaceae, nativa das florestas do nordeste da Índia e sul da China. Foi originalmente descrita por Lineu como Thea sinensis, mas este nome caiu em desuso quando notou-se que as espécies de Thea e Camellia não apresentavam diferenças significativas entre si. É uma árvore de até 15 metros de altura. Possui folhas oblongas, escuras, lustrosas, com nervuras bem marcadas nas superfícies, de margem inteiramente denteada, e as folhas mais novas são cobertas de pequenos pêlos brancos. As flores surgem solitárias ou aos pares nas axilas das folhas. São pequenas, com pétalas brancas e perfumadas, possuem muitos estames e um pistilo com 3 estigmas. Os frutos são cápsulas pequenas, globosas, com 1 a 3 sementes também globosas. É possível produzir óleo para o consumo humano a partir das sementes desta planta.

J.H.Clarke descreve em suas características: "O uso do chá se propagou a partir das civilizações mais antigas do Oriente para as mais recentes do Ocidente. Chá contém um alcalóide, Teína, que é considerado por alguns idêntico à Cafeína, e ambos, chá e café são usados para estimular faculdades exauridas e habilitar as pessoas a suportar a fadiga, e obter prazer além do que se poderia obter através de simples alimento. Mas café e chá são diferentes nos seus efeitos, embora sejam similares em sua química. Ingestão excessiva de chá é uma frutífera fonte de nevralgias e insônia. frequentemente observa-se que pessoas que têm sensibilidade renal nunca podem tomar chá quando vão a qualquer lugar, porque elas são obrigados a urinar quase imediatamente depois. Os sintomas desta Sinopse são compostos de efeitos observados de overdoses e algumas provas diretas. Em uma mulher que era viciada em comer chá, originou-se delirium tremens muito pronunciado, indistinguível do causado pelo álcool, porém não houve alcoolismo no caso. Uma mulher que mantinha um pote de chá fervendo no fogão e bebia várias canecas todos os dias desenvolveu ambas, mania homicida e suicida; impulso para saltar da janela, para cortar a garganta do seu bebê e atirá-lo para baixo. Entre os provadores de chá, que não bebem o chá que degustam, mas apenas o mantém na boca por pouco tempo, o suficiente para a boca absorver alguma coisa, às vezes desenvolvem o que é conhecido como 'paralisia dos provadores-de-chá', afetando principalmente os membros inferiores, com perda da sensibilidade de ambos superiores e inferiores".

Prepara-se por infusão, tintura, trituração da Teína.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry 'b4ce798a1a3e8abe90d77a84b13f7f07' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''b4ce798a1a3e8a...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278