Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

medorrhinum (med)

MEDORRHINUM (med)

Para os efeitos constitucionais da gonorreia mal tratada e suprimida, quando o melhor remédio selecionado não alivia ou melhora permanentemente. Para pessoas que sofrem de gota, reumatismo, nevralgia e doenças da medula espinhal e suas membranas — mesmo lesões orgânicas terminando em paralisia — que podem ser atribuídas a uma origem sicótica. Para as mulheres, com ovarite crônica, salpingite, celulite pélvica, miomas, cistos e outros crescimentos do útero e ovários, especialmente se os sintomas apontam para malignidade, com ou sem origem sicótica. Para cirrose, carcinoma ou câncer, com doença aguda ou crônica em desenvolvimento, quando os sintomas correspondem e uma história de sicose pode ser rastreada. Guarda a mesma relação em afecções crônicas sicóticas profundas dos sistemas nervosos espinhais e simpáticos que Psorinum (Psor) guarda para afecções profundas da pele e membranas mucosas. Crianças, pálidas, raquíticas; anãs e atraso no crescimento (Bar-c); mentalmente embotadas e fracas. Grande calor e dolorimento, com aumento dos gânglios linfáticos por todo o corpo. Languidez consumptiva; fadiga; enorme depressão geral da vitalidade. Dores: artríticas, reumáticas, em sequela de gonorréia suprimida [Daph. od. (Daph), Clem]; constritivas, parecem apertar todo o corpo [Cac. (Cact)]; dolorimento por todo o corpo, como se estivesse machucado [Arn, Eup. (Eup-per)]. Tremor em todo o corpo (subjetivo), nervosismo intenso e exaustão profunda. Estado de colapso, quer ser ventilado o tempo todo (Carb-v); anseia por ar fresco; pele fria, mas, apesar disso, se desfaz das cobertas (Camph, Sec); frio e banhado em transpiração fria (Verat).

Mental

Fraqueza de memória; não consegue lembrar nomes, palavras ou letras iniciais; tem que perguntar o nome do amigo mais íntimo; esquece até o próprio nome. Não consegue soletrar corretamente as palavras; se pergunta como um nome conhecido é soletrado. Perde constantemente o fio da conversa. Grande dificuldade em explicar seus sintomas, a pergunta tem que ser repetida porque ela se perde. Não pode falar sem chorar. Antecipa a morte; sempre antecipando, sente as coisas mais sensivelmente antes que elas ocorram e geralmente corretamente. Irritado com ninharias; mal-humorado durante o dia, alegre à noite. Muito impaciente; impertinente. Ansioso, nervoso, extremamente sensível; sobressalta ao menor ruído. O tempo passa muito devagar (Alum, Arg-n, Cann-i). está muito apressado; quando faz alguma coisa o faz com tanta pressa que ela se cansa. Muitos sintomas são agg. quando pensando neles (as dores voltam assim que ele pensa nelas, Ox-ac).

Cabeça

Dor intensa em ardência no cérebro, agg. no cerebelo; se estende para baixo na coluna. A cabeça parece pesada e puxada para trás. Sensação de aperto e contração; estende-se por toda a extensão da coluna. Dor de cabeça e diarréia por sacudidas do carro.

Garganta

Sensação como se ela tivesse apanhado um resfriado forte, com dores angustiantes nos ossos; garganta inflamada e inchada, deglutição de líquidos ou sólidos impossível [Mer. (Merc)]. Garganta constantemente cheia de muco espesso, cinza ou sanguinolento das narinas posteriores [Hyd. (Hidr)].

Apetite

Fome voraz imediatamente após ter comido (Cina, Lyc, Psor). Sede constante, até mesmo sonha que está bebendo. Desejo insaciável: por licores, que antes ela odiava (Asar); de sal [Calc, Nat. (Nat-m)]; doces (Sulph); de cerveja (amarga), gelo, ácidos, laranjas, frutas verdes.

Intestinos

Evacuações: tenazes, semelhantes a argila, lentas, não pode fazer esforço por causa de uma sensação de prolapso do reto (Alum). Constrição e inércia dos intestinos com fezes em forma de bola (Lach). Só pode eliminar fezes inclinando-se muito para trás; muito dolorosa, como se houvesse uma massa na superfície posterior do esfíncter; tão dolorosa a ponto de causar lágrimas. Dores agudas como agulhas no reto. Secreção úmida do ânus, odor fétido de salmoura de peixe (Caust, Hep).

Órgãos Urinários

Dor severa na região renal (costas), amel. por micção abundante (Lyc). Cólica renal; dor intensa em ureteres, com sensação de passagem de cálculo [Berb, Lyc, Ocim. c. (Oci)]; forte desejo de comer gelo. ENURESE NOTURNA: elimina enorme quantidade de urina amoniacal, de cor forte na cama todas as noites; agg. por excesso de trabalho ou jogos, extremos de calor ou frio, quando o melhor remédio selecionado falha; com história de sicose. Tenesmo doloroso da bexiga e intestinos ao urinar.

Órgãos Sexuais

Menstruação; profusa, muito escura, coagulada; manchas difíceis de lavar (Mag-c). Metrorragia: no climatério; profusa durante semanas, fluxo escuro coagulado, ofensivo; em jorros, ao mover-se; com doença maligna do útero. Cólica menstrual intensa, com repuxamento dos joelhos e terrível pressão para baixo (bearing-down) como dores de parto; deve pressionar os pés contra algum apoio, como no trabalho de parto. Prurido intenso de lábios vaginais e vagina que agg. pensando no mesmo. Mamas e mamilos doloridos e sensíveis ao toque. Mamas frias como gelo ao toque, especialmente os mamilos, o resto do corpo está quente (durante a menstruação).

Órgãos respiratórios

Asma: sufocação causada por uma fraqueza ou espasmo da epiglote; laringe obstruída de tal forma que nenhum ar possa entrar, amel. apenas quando deitado sobre o abdômen e com a língua exposta. Dor da laringe como se ulcerada. Dispneia e sensação de constrição; pode inspirar com facilidade, mas não consegue expirar (Samb). Tosse: seca, incessante, severa; dolorosa, como se a membrana mucosa estivesse desgarrada da laringe; profunda, oca, como se tossisse em um barril; agg. à noite, por doces, ao deitar; amel. por deitar sobre o estômago. Escarro: albuminoso, espumoso; pequenas bolas verdes e amargas; viscoso, difícil de expelir. Tuberculose incipiente; dores intensas nos lobos médios.

Costas e Extremidades

Dor nas costas entre as escápulas; toda a extensão da coluna dolorida ao toque (Chin-s). Calor ardente intenso, começando na nuca e estendendo-se pela coluna vertebral, com uma rigidez contrativa, agg. por estirar-se. Reumatismo da parte superior do ombro e braço; as dores estendem-se aos dedos, agg. por movimento (direita, Sang; esquerda, Ferr). Vértebras lombares dolorosas e sensíveis ao toque. Dor no sacro, cóccix e parte de trás dos quadris estendendo-se ao redor e para baixo nos membros. Dores nas pernas, dos quadris aos joelhos; apenas quando caminha. Peso das pernas, sensação como de chumbo; caminha com muita difículdade, pernas são tão pesadas que cedem. Os membros inferiores doem a noite toda, impedindo o sono. Pernas e pés intensamente inquietos e sem sossego (Zinc). Terrível sofrimento nas pernas e nos braços durante uma tempestade elétrica. Dores nas pernas, com incapacidade de mantê-las quietas na cama, agg. quando desiste de controlar-se, ao relaxar, ao tentar dormir. Frialdade das pernas e pés; das mãos e antebraços. Sensação de repuxamento e contração em tendões isquiotibiais e tornozelos; cãibras nas panturrilhas e solas (Cupr). Tornozelos torcem facilmente ao caminhar (Carb-an, Led). ARDÊNCIA DAS MÃOS E PÉS, quer mantê-los descobertos e ventilados (Lach, Sulph). Perda quase total da força nervosa nas pernas e braços; se esgota pelo menor esforço. Rigidez dolorosa de todas as articulações do corpo. Deformidade das articulações do dedo; nós dos dedos grandes, inchados; inchação e rigidez dolorosa dos tornozelos; grande sensibilidade de calcanhares e solas dos pés; inchação de todas as articulações, que são inchadas, como tumores sinoviais.

Relações

Comparar: Ipec. (Ip), tosse seca; Camph, Sec, Tab, Verat, no colapso; Pic-ac, Gels, incapacidade de andar; Aloe, Sulph, diarreia matinal.

Os pés ardentes de Sulphur (Sulph) e pernas e pés inquietos de Zinc são encontrados ao mesmo tempo em Medorrhinum.

Agravação

Quando pensando na própria doença (Helon, Ox-ac);

Calor, cobrir-se; estirar-se; tempestade;

Menor movimento;

Doces;

Da luz do dia ao pôr do sol (inverso de Syph).

Melhora

Estando à beira-mar [inverso de Nat. (Nat-m)];

Deitado sobre o abdômen;

Tempo úmido (Caust, Nux-v).

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados