Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

hepar sulphuris calcareum (hep)

HEPAR SULPHURIS CALCAREUM = CALCAREA SULPHURATA HAHNEMANNI (hep)

"Nos principais medicamentos, daremos a patogenesia, como foi apresentada por Hahnemann. O que aí está, é apenas reprodução do que já foi dito. Em Homeopatia, não existem novidades. Já se chegou à fase positiva da questão. A classificação botânica é tirada da Matéria Médica Vegetabilis de E.F.Steinmetz. Utilização dos pontos medicamentosos de Weihe, que são elementos preciosos para uma indicação completa. Têm o valor de sintomas característicos. - Nilo Cairo"

(Figado de enxôfre)

Sinonímia: Calcarea sulphurata, Calcium sulphuratum e Hepar sulphuris calcareum.

Não é pròpriamente o fígado de enxofre, É um preparado de Hahnemann constituído de carbonato de cálcio e flôres de enxofre.

Constituição escrofulosa e gânglios ingurgitados.

Supuração e muita sensibilidade, mental e física e (ao toque, à dor e ao frio) são as duas características dêste medicamento. Hipersensibilidade ao frio, toque e às contrariedades.

Moléstias purulentas dos olhos. Hipopion, VILAS diz que HEPAR curará mais casos de queratite do que qualquer outro medicamento. Úlceras e abscessos da córnea, com hipopion. Um dos nossos mais importantes remédios da conjuntivite em qualquer caso. Blefarite. Dacriocistite.

Um remédio ideal para erupções pustulosas. da pele. Psoríase palmaris. Esfoladuras úmidas entre o escroto e a coxa.

Ausência quase total de febre. Suores profusos; na menopausa.

Ameaçando a supuração, HEPAR pode fazê-la abortar; se ela for inevitável, ele a conduzirá a bom termo; outra vez, ele reabsorverá o pus. "Clinicamente, HEPAR e MERCURIUS (Merc), dados alternadamente, são dois remédios fiéis para a reabsorção do pus de qualquer abscesso quente." (DR. CARTIER). Abscessos. Furúnculos. Panarícios.

A mais leve causa irrita. Extremamente sensível ao toque; erupções, feridas, úlceras, todas as inflamações locais.

Tosse, quando se descobre qualquer parte do corpo — rouca, sufocante, estrangulando. Difteria crupal.

Tosse noturna dos tísicos — valioso remédio que deve ser dado na 3.ªx, duas pastilhas de hora em hora, à noite, até aliviar. Bronquite crônica. Pleuris purulento ou complicado com bronquite (remédio excelente).

Laringite aguda ou crônica; com rouquidão, das crianças e dos cantores. O DR. MITCHELL considera HEPAR como o remédio mais eficaz da laringite crônica. "É, a meu ver, o remédio mais fiel da laringite estridulosa." (DR. F. CARTIER).

Profusa transpiração na menopausa.

Incômodos produzidos pelo abuso do mercúrio ou de ferro. Ulcerações ao nível das comissuras labiais.

Nariz entupido, cada vez que se expõe ao frio.

Inflamação das amígdalas, surdez.

Disenteria crônica. Abscessos do fígado.

Diarréia branca das crianças de peito, de natureza ácida.

As fezes, ainda que moles, e a urina são expelidas com dificuldades, Nunca pode esvaziar de todo a bexiga. Perturbações urinárias dos velhos. Catarro vesical com pus.

Nefrite e hidropisia durante a escarlatina (3.ª).

Cheiram a queijo velho úlceras e secreções.

Ponto de Weihe: — Linha axilar anterior 3.° espaço intercostal, lado direito.

Complementares: CALEND. (Calen).

Remédios que lhe seguem bem: ABROT. (Abrot), ACON. (Acon), ARUM TRIPH. (Arum-t), BELL. (Bell), BRYON. (Bry), CALEND. (Calen), IOD. (Iod). LACHES. (Lach), MERC. (Merc), NITR. ACID. (Nit-ac), RHUS (Rhus-t), SEP. (Sep), SPONGIA (Spong), SILIC (Sil). e SULPHUR (Sulph).

Antídotos: ACET. ACID. (Acet-ac), ARS. (Ars), BELL. (Bell), CHAMOM. (Cham) e SILICEA (Sil).

Duração: 40 a 50 dias.

Dose: 5.ª à 200.ª.As altas dinamizações (30.ª, 100.ª, 200.ª e 1.000.ª), podem abortar a supuração, quando ela ameaça; as dinamizações baixas. (3.ª ou 5.ª ). podem promovê-la. Se fôr necessårio apressá-la, dá-se a 2.ªx em pastilhas.

USO EXTERNO. — Abscessos em geral, sob a forma de pomada: uma parte da 1.ª trit. x para 10 de vaselina.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry 'a8b46654f8d4a670aedda59f6f54f11f' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''a8b46654f8d4a6...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278