Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

nitri acidum (nit-ac)

NITRI ACIDUM = NITRICUM ACIDUM (nit-ac)

"Nos principais medicamentos, daremos a patogenesia, como foi apresentada por Hahnemann. O que aí está, é apenas reprodução do que já foi dito. Em Homeopatia, não existem novidades. Já se chegou à fase positiva da questão. A classificação botânica é tirada da Matéria Médica Vegetabilis de E.F.Steinmetz. Utilização dos pontos medicamentosos de Weihe, que são elementos preciosos para uma indicação completa. Têm o valor de sintomas característicos. - Nilo Cairo"

(Ácido azótico)

Sinonímia: Acidum azoticum e Nitricum acidum.

Pessoas morenas e maduras, que sofrem de moléstias crônicas, que se resfriam fàcilmente e têm predisposição à diarréia. Antídoto da intoxicação mercurial.

A principal indicação dêste remédio é nas grêtas, fendas, feridas, úlceras, crostas, nos limites da pele com mucosas da bôca, olhos, nariz, ânus, uretra, pênis, vagina. Com dores como se tivesse lascas na parte afetada. Sangram fàcilmente. Estomatite ulcerosa.

Dores de lascas. Úlceras no véu do paladar.

Grande dor no ânus depois de defecar. Bom remédio das hemorróidas muito dolorosas, com grande tenesmo. Disenteria.

Excrescências esponjosas, sangrando fàcilmente. Sífilis secundária. Cancro mole com bubão. Abusos do mercúrio alopático.

Estalos nos ouvidos ao mastigar e nas juntas ao andar. Desejo de comidas picantes. Grande fome e sêde intensa.

Tosse crônica, sêca e forte; com depressão física geral ou prisão de ventre; tuberculose pulmonar. Tosse crônica que volta todos os anos no inverno. Laringites. Úlceras da laringe. Tosse durante o sono. Pirose. Eructações ácidas.

Dores terebrantes no ânus, durante a evacuação e persistindo por algum tempo após.

Hemorragias escassas, lentas, escuras, prolongadas, rebeldes — febre tifóide; metrite hemorrágica; depois de abôrto: depois das raspagens do útero; menopausa. Um bom remédio da metrite hemorrágica.

Urina fria, escura, turva, com forte cheiro, como a de cavalo.

Queda dos cabelos do púbis.

Congestão hepática crônica.

Corrimentos fétidos e corrosivos : coriza, ozena, cárie do mastóide, rinite crônica, difteria nasal, balanite, leucorréia. Suores fétidos. Prurido vulvar.

Notável melhora de todos os sintomas por andar de carro. Surdez.

Ponto de Weihe: — Atrás do meio do bordo superior da clavícula esquerda: apoiar do alto para baixo e de fora para dentro na direção da 1.ª costela.

Complementares: ARS. (Ars) e CALAD. (Calad)

Remédios que lhe seguem bem: ARNIC. (Arn), ACONIT. (Acon), BEL. (Bell), CAL. (Calc), CARBO VEG. (Carb-v), KALI CARB. (Kali-c), KREOSOT. (Kreos), MERC. (Merc), PHOSPH. (Phos), PULS. (Puls), SILIC. (Sil), SULPH. (Sulph), SEPIA (Sep) e THUYA (Thuj).

Inimigos: LACHESIS (Lach) depois de CALC. (Calc).

Antídotos: ACONIT. (Acon), CALC. (Calc), HEP. (Hep), CON. (Conium), MERC. (Merc), MEZ. (Mez) e SULPH. (Sulph).

Duração: 40 a 60 dias.

Dose: 6.ªx à 30.ª. Nas hemorragias uterinas, o DR. LUDLAM usava a 3.ªx ou 3.ª, de hora em hora ou de 4 em 4 horas, conforme a urgência do caso. Nas moléstias do reto e ânus, a 5.ª e a 30.ª. Usam-se também a 30.ª, 100.ª, 200.ª, 500.ª e 1.000.ª

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados