Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
agaricus muscarius (agar)
|
AGARICUS MUSCARIUS = AMANITA MUSCARIA (Agar) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Agaricaceae: Amanita Mata-moscas. Habitat: Em florestas, especialmente perto de bétulas. No verão e no outono.
Ação geral e CaracterísticasMovimentos involuntários e espasmódicos dos músculos, generalizados ou localizados, com alteração profunda do sistema nervoso ou no curso de doenças infecciosas ou intoxicações diversas (álcool).
AgravaçãoApós o trabalho mental; pelo tempo frio; antes de uma tempestade; por coito.
MelhoraÀ noite e com o calor da cama. Quadro sintomático geralTranstornos nervosos após estudos prolongados: a fadiga cerebral ocorre rapidamente porque a aptidão para o trabalho intelectual é quase nula. O espírito é é lento e criança é atrasada em seus estudos [fala tarde: Natrum mur. (Nat-m); caminha tarde: (Calc)]. não assimila nada e sua inteligência é pouco desenvolvida. Incoordenação de movimentos. Marcha incerta, tropeça ao caminhar. Movimentos desajeitados das mãos, deixa cair objetos* (Apis). Movimentos involuntários e espasmódicos, localizados ou generalizados [Zinco (Zinc], com tremores que se agravam quando acorda e desaparecem com o sono. Vertigem pela manhã, pela exposição ao sol, por caminhar e por virar a cabeça rapidamente. Dores em várias regiões, como se o paciente fosse tocado ou picado POR AGULHAS DE GELO*. Cefaleia com dor repuxante na fronte estendendo-se até a raiz do nariz, que agrava depois de estudar, sensação de peso na região occipital e tendência a cair para trás. Sensação de como se um pedaço de gelo fosse colocado na cabeça, de um lado da cabeça [Calcarea carb. (Calc)], Ou como se agulhas de gelo a estivessem perfurando. CABEÇA EM CONSTANTE MOVIMENTO. Movimentos espasmódicos dos olhos, oscilações dos globos oculares. Dificuldade de leitura, as letras parecem animadas com movimentos. Vermelhidão, ardência e prurido nas orelhas como se estivessem congelados. Tremores da língua [Lachesis (Lach)] dificultando a fala; não consegue articular palavras. Aftas e ulcerações. Gosto de maçã na boca. Dor abdominal: borborigmos, emissão de gás inodoro com dores violentas, pontadas, ardência, cortantes por todo o abdômen com desejos urgentes e ineficazes de evacuar, mesmo após a evacuação. DIARRÉIA COM MUITO GÁS (Aloe). Fezes moles seguidas de tenesmo violento, sensação como se o reto fosse rasgar com a evacuação. Ponta do nariz vermelha [Ledum (Led), Lach)], espirros, secreção aquosa escorrendo gota a gota, sem defluxo. Epistaxe pela manhã, após assoar o nariz. Tosse convulsiva, por acessos, terminando com espirros que agravam pela manhã ou quando o paciente está deitado, com expectoração de pequenas bolsas de muco duro. Depressão nervosa e transtornos medulares após excessos sexuais. No homem, dor ardente na uretra durante o coito. Na mulher sensação c omo se todos os órgãos pélvicos fossem puxados fortemente para baixo [Sepia (Sep)]. Leucorréia abundante, escura, sanguinolenta e escoriante. Coluna vertebral sensível ao toque, especialmente ao nível das vértebras dorsais (Cimic). Dor viva nos músculos da região lombar e sacral que é agravada ao caminhar ao ar livre, sentar e virar-se. SACUDIDAS ESPASMÓDICAS NOS MEMBROS Dores vivas nas pernas que são melhoradas pelo calor. Tremores, fraqueza e paralisia dos membros inferiores. Ardências como frieiras com vermelhidão, inchação e prurido.
ClínicaCrianças atrasadas. Convulsões, coreia e epilepsia. Delírio. Transtornos da medula espinhal. Tiques da face. Nevralgia da face. Nistagmo. Tremores. Febre tifoide. Prolapso uterino. Frieira. Particularmente indicado em transtornos causados por excesos: alcoolismo ou orgia. As dores aparecem "na diagonal", superior à esquerda e inferior à direita (Ant-t, Stram). RelaçõesCimic, Mygale (Mygal), Theridion (Ther), Zincum (Zinc) (Coreia). Cannabis ind. (Cann-i) Hyoscyamus (Hyos), Lachesis (Lach), Ledum (Led), Nux vom. (Nux-v), Opium (Op), Stramonium (Stram) (alcoolismo). Arsenicum (Ars), Hemlock, Pulsatilla (Puls), Sulphur (Sulph (nistagmo). Pulsatilla (Puls), Sepia (Sep) (útero).
Doses30a, 200a. (5 a. CH, 7a. CH) |