Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

chamomilla (cham)

CHAMOMILLA (cham)

"A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral."

Compositae: Matricaria chamomilla, que não deve ser confundida com Anthelmis nobilis, a Camomila romana.

Habitat: Europa.

Ação geral e Características

Irritabilidade nervosa com intolerância à menor dor e que se acompanha de agitação e gemido.

Maus efeitos de cóleras; do uso de narcóticos e por abuso de café.

Agravação

Pelo calor, durante a primeira parte da noite, das 21h à meia-noite, por uma corrente de ar, pelo vento e por cóleras.

Melhora

Por andar ou dirigir carro; em tempo quente e úmido.

Quadro sintomático geral

Crianças são muito suscetíveis, rabugentas, de mau humor, não suportam ser olhadas, que lhe falem ou que se aproximem delas*, imediatamente ficam coléricas.

Caprichosas, SEMPRE DESCONTENTES, NUNCA SATISFEITAS. O pequeno enfermo deseja ter um objeto imediatamente, uma vez que lhe é dado, o rejeita e deseja outro.

AGITADA, sempre em movimento, impaciente, não consegue permacer em lugar, grita, gesticula, é insuportável. SÓ SE ACALMA E SE TRANQUILIZA QUANDO É CARREGADA NOS BRAÇOS OU LEVADA A PASSEAR EM CARRO.

Convulsões na criança após cólera ou vexação. Convulsões durante a dentição.

Insônia, tem sono, mas não consegue dormir (Bell). O paciente sonha com os olhos abertos. Pesadelos.

INTOLERÂNCIA À DOR;* pela menor sensação se lamenta e lança gemidos; se está deitado, move-se de um lado para o outro; está enlouquecido e desesperado.

Dores desproporcionais ao mal que as produz, vivas, lancinantes, aparecem antes da meia-noite, acompanhadas de torpor e agitação. Dores súbitas após uma cólera.

Cabeça quente com suores quentes que aparecem após as refeições OU AO DORMIR (ao acordar Samb).

UMA BOCHECHA QUENTE E VERMELHA E A OUTRA PÁLIDA E FRIA.

Transtornos da dentição: dores de dente que agravam antes da meia-noite, após ter bebido algo quente, ou café, melhora com bebidas frias; agitação e convulsões.

Sede inextinguível por água fria e bebidas frias, especialmente as ácidas. Eructações fétidas como ovo podre (Arn) e vômitos. Sensação de peso, como se tivesse uma pedra no estômago (Bry).

Distensão abdominal, cólicas produzidas por gases e cuja emissão não melhora (o contrário Lyc). Cólicas muito violentas com desejo de se dobrar em dois (Coloc), agitação e crise.

Diarreia à noite, evacuações AQUOSAS, QUENTES, ARDENTES, alternando entre a cor verde ou como ovos mexidos, mas sempre ODOR DE OVOS PODRES.

Tosse seca, dilacerante, que agrava à noite das 21h à meia-noite, melhor com o calor. Tosse durante o sono.

Menstruações adiantadas, abundantes, de sangue preto, em grandes coágulos: extremamente dolorosas. Dores repuxantes e calambroides muito violentas no baixo ventre com intensa agitação e gemidos. Sensação de pressão de baixo para cima, como se todo o conteúdo abdominal pressionasse o peito (o oposto: Bell, Sep).

HEMORRAGIAS DE SANGUE PRETO COM GRANDES COÁGULOS e falsas dores de parto. Leucorréia amarelada e ardente.

Sensibilidade das mamas em crianças. Dor tipo câimbra ao nível do útero na mulher que amamenta, toda vez que a criança suga o peito.

Sensação de ardência nas plantas dos pés à noite (Sang, Sulph).

Clínica

Parto. Aborto. Cólica. Convulsões. Coqueluche. Dentição. Diarréia. Dismenorreia membranosa. Insônia. Metrorragia. Nevralgias. Otite.

Relações

Belladonna (Bell), Colocynthis (Coloc), Hepar sulphur (Hep), Ignatia (Ign) (transtornos nervosos). Mercurius (Merc), Nux vomica (Nux-v) (transtornos digestivos).

Complementares: Magnesia. Carb. (Mag-c), Silicea (Sil).

Doses

30a e 200a. (5 CH, 7 CH)

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados