Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
chelidonium majus (chel)
|
CHELIDONIUM MAJUS (chel) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Papaveraceae: Chelidonium majus, Celedônia Maior. Habitat: Europa, em muros velhos ou escombros.
Ação geral e CaracterísticasAfecções hepáticas, torácicas ou abdominais que são acompanhadas por dores constantes no fígado e no ângulo inferior da omoplata direita.
AgravaçãoPelo movimento, pelo toque, pela mudança do tempo, às quatro da manhã ou às quatro da tarde.
MelhoraDepois de comer, principalmente alimentos quentes, especialmente após as refeições do anoitecer, pelo repouso e pela pressão. LateralidadeDireita. Quadro sintomático geralTristeza com ansiedade; aversão a todo trabalho mental; horror ao movimento. Tudo é lento: o espírito, caminhar e falar. Vertigem com tendência a cair para a frente. Perseguido por um odor nauseabundo, como se todos os objetos ao redor do paciente estivessem manchados de matéria fecal (Sulph). Dores pressivas e lancinantes causadas ou exageradas pela mudança do tempo. DOR NO ÂNGULO INFERIOR DA OMOPLATA DIREITA, agravada pelo movimento (Bry) e melhorada pelo calor. Hemicrania biliosa [Card. Mar. (Card-m), Iris] com peso na cabeça. Nevralgia supraorbitária direita com sensação de faixa em volta da cabeça na altura da fronte, náuseas e vômitos assim que o paciente vira a cabeça. Coloração amarelo sujo das conjuntivas, globos oculares dolorosos, especialmente ao olhar para cima. Fadiga ocular sob luz artificial com lacrimejamento. Opacidade da córnea. Língua seca, carregada, AMARELADA, com bordas vermelhas que guardam a impressão dos dentes (Merc), tonalidade amarelada muito marcada na abóbada palatina. Gosto amargo. O estômago não suporta nada, exceto líquidos quentes. Dores agudas no oco epigástrico, transfixantes, com irradiação PARA O ÂNGULO INFERIOR DA OMOPLATA DIREITA. Comer melhora temporariamente. Sempre melhora com a ingestão de leite muito quente. Distensão do abdômen com sensação de pressão na região do fígado, não suporta a pressão das roupas, sensação de constrição como se uma bandagem se apertasse na parte superior do abdômen, com DOR NO ÂNGULO INFERIOR DA OMOPLATA DIREITA. Cólica hepática. Constipação ou diarreia; evacuações viscosas, PASTOSAS, argilosas, DE COR AMARELO OURO ou descoloridas, acinzentadas ou como gesso; flutuam na água. Sensação de constrição do ânus durante a evacuação, prurido anal muito intenso. Acessos paroxísticos de tosse em torno das quatro da tarde, com opressão. Batimento de asas do nariz* (Lyc). Urina amarelo escuro como cerveja escura. Pele amarela, especialmente ao nível do nariz, bochechas e palmas das mãos. Prurido generalizado com pequenos pontos vermelhos e dolorosos. ClínicaTodas as afecções do fígado quando há dor no ângulo inferior da omoplata direita. Defecações descoloridas com urina amarelo-ouro. Asma. Angiocolite. Cólica hepática. Congestão do pulmão direito. Hemicrania direita. Pneumonia. RelaçõesBryonia (Bry), Chenopodium (Chen-a), Chenopodii glauci aphis (Aphis); Ranúnculos bulb. (Ran-b) (dor). Kali carb. (Kali-c), Mercurius (Merc) (complicações pulmonares de origem hepática). Complementares: Lycopodium (Lyc) e Mercurius dulc. (Merc-d). Doses6a e 30a. (4 CH, 5 CH) |