Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
cocculus indicus (cocc)
|
COCCULUS INDICUS (cocc) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Menispermaceae: Anamirta cocculus, Coca do Levante. Habitat: Índia e Ceilão.
Ação geral e CaracterísticasFraqueza extrema, paralítica, que é acompanhada por um estado nauseoso e vertigens, relacionados a uma lesão orgânica ou subsequente a um sobre-esforço ou insônia.
AgravaçãoPelo movimento, pressão, sacudidas, por andar de carro ou barco, pelo ar frio, durante a menstruação, por falta de sono, por qualquer emoção, por comer, beber, beber café ou fumar tabaco.
MelhoraPor estar sentado. Quadro sintomático geralFraqueza mental, o paciente responde lentamente, tem dificuldade de se expressar e falar. O tempo passa muito rapidamente (o oposto: Arg-n, Cann-i). Triste e extremamente irritado, não suporta o menor ruído, nem a menor contradição, nem a menor sacudida, nem o menor movimento. VERTIGEM COM NÁUSEA POR ANDAR EM CARRO. Vertigem ao levantar da cama (Bry, Phos) obrigando-o a voltar a deitar-se imediatamente. HEMICRANIAS COM NÁUSEA agravadas por andar de carro, trem, barco e pelo ar frio (melhora ao ar frio: Tabac. (Tab)). Cabeça com sensação de vazio, intensa fraqueza dos músculos do pescoço, não consegue manter a cabeça ereta e tem que sustentá-la e apoiá-la. Dores vivas nos olhos com a sensação de estarem sendo puxados para a frente (puxados para trás: Paris quad (Par). NÁUSEAS AO ANDAR DE CARRO, DE TREM, DE BARCO, também por ver um barco em movimento; agravação por um resfriamento e pela manhã ao levantar [Sepia (Sep)]. Aversão a todos os alimentos. Desejo de bebidas frias, especialmente cerveja [Kali bich. (Kali-bi)], dificuldade em engolir por paresia dos músculos da faringe. Gosto metálico Dores gástricas constritivas e em pontadas. Eructações e vômitos. Soluços e bocejos. Grande distensão abdominal* que faz com que o paciente acorde por volta da meia-noite com dores produzidas pelos gases que são expelidos com grande dificuldade e sem melhora apreciável, obrigando-o a deitar-se de um lado e do outro. Dores agudas e constritivas, como se o abdômen estivesse cheio de pedras pontiagudas, entre as quais o intestino seria pressionado. Evacuações pequenas mas frequentes, aquosas, amareladas. Diarréia após ter andado de carro ou seguindo uma hemiplegia. Menstruação adiantada, abundante, prolongada, a cada 15 dias com distensão abdominal e dores em pontadas e constritivas, que agravam a cada movimento e a cada respiração. FRAQUEZA EXTREMA DURANTE AS MENSTRUAÇÕES: náusea, desmaio, entorpecimento das extremidades. Leucorréia abundante entre dois períodos menstruais com esgotamento. Amenorréia com leucorreia abundante e fraqueza intensa. Dor paralisante na região lombossacra com repuxões espasmódicos nas coxas, impedindo de caminhar. Os joelhos rangem a cada movimento, estando muito fracos para suportar o paciente que oscila e ameaça cair de um lado ou de outro [Gels, Natr. Mur. (Nat-m)]. Entorpecimento e tremores nos membros. Tremor das mãos ao comer. Pés e mãos alternadamente entorpecidos. Entorpecimento dos pés por permanecer sentado (Sec). Tanto uma mão como a outra parecem entorpecidas. ClínicaCoréia. Dismenorreia. Hemiplegia. Hemicranias. Enjôo do mar. Paralisia. Reumatismo. Vertigens. RelaçõesIpeca (Ip), Kali carb. (Kali-c), Sulphur (Sulph) (náusea constante). Tabacum (Tab) (náusea agravada ao menor movimento). China (Chin) (fraqueza intensa após perda de fluido orgânico). Causticum (Caust) (paralisia). Complementar: Causticum (Caust). Doses6a e 30a (4 CH, 5 CH) |