Materia Medica de A a Z
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
coffea cruda (arabica) (coff)
|
COFFEA CRUDA (coff) "A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral." Rubiaceae: Café. Habitat: México, Brasil, Antilhas, Reunião (La Réunion).
Ação geral e CaracterísticasHipersensibilidade de todos os sentidos com atividade exagerada do espírito e do corpo. Impressionabilidade particular a estímulos alegres.
AgravaçãoPor emoções excessivas (alegria, surpresas, etc.); ruído, frio, ar livre, noite, odores fortes, narcóticos, toque e vinho.
MelhoraPelo calor (exceto dor de dente) e por estar deitado. Quadro sintomático geralAtividade extraordinária do espírito e do corpo até meia-noite. Cheio de ideias, não consegue deixar de pensar e imaginar, elaborando inúmeros projetos para o futuro. Muito ativo, sempre em movimento. Muito impressionável (Caust). Especialmente para surpresas alegres (para más notícias: Gels.). Humor variável, ri, chora e ri novamente. Hipersensibilidade de todos os sentidos: lê facilmente letras pequenas, não suporta odores fortes ou ruídos (Ther, Nux-v). Percebe os ruídos mais leves e insignificantes, aqueles que não são ouvidos por uma pessoa normal. Ouve, também, ruídos imaginários. Dores insuportáveis*. INSÔNIA, permanece acordado e NÃO PODE EVITAR PENSAR. Está cheio de ideias que o mantém acordado à noite, fazendo planos, construindo projetos, etc. Insônia de crianças que acordam à noite excitadas e querendo brincar. Cefaleia agravada por todos os exercícios mentais, pensamentos e conversas. Hemicrania com sensação de um prego cravado no cérebro (Ign) agravando ao ar livre. Dor de dente, temporariamente melhorada pela água gelada na boca (Puls). Come e bebe muito rápido (Bell, Hep). Não suporta vinho (Ant-c, Zinc). Náusea e vômito viscoso pela manhã, eructações ácidas. Distensão gástrica e abdominal com um timpanismo tão intenso que o paciente tem que desabotoar a roupa [Nux vom. (Nux-v)]. Dor no hipocôndrio direito com flatulência. Hemorróidas com secreção de sangue pela manhã com evacuação normal. Menstruações adiantadas e muito prolonlongadas. Dismenorréia com dor insuportável e grandes coágulos de sangue preto. Hipersensibilidade da vulva e da vagina, não consegue suportar nem um tecido (Plat), o coito. Pruridos voluptuosos. Nevralgia crural, que agrava com o movimento, depois do meio-dia e à noite, melhora pela pressão e agrava por ruído. Tremores nas mãos, movimentos coreiformes dos membros. ClínicaCiática. Hemicrania. Hiperestesia. Insônia. Nevralgia. O abuso do café é uma das principais causas de nevralgia e hemicrania. RelaçõesAconitum (Acon), Chamomilla (Cham) (hipersensibilidade à dor). Ignatia (Ign), Nux vom. (Nux-v) (insônia). Gelsemium (Gels) (agravação por más notícias). Incompatível: Causticum (Caust), Ignatia (Ign). Complementar: Aconitum nap. (Acon) Doses30a, 200a e Mil. (5 CH, 7 CH, 9 CH) |