Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

lycopodium clavatum (lyc)

LYCOPODIUM CLAVATUM (lyc)

"A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral."

Licopodiaceae: Lycopodium clavatum, Pé de lobo, Licopódio.

Habitat: Europa, Asia e América.

Ação geral e Características

Doenças crônicas progressivas, profundas, com transtornos digestivos e hepáticos. Litíase biliar e renal.

Agravação

Lado direito, da direita para a esquerda, de frente para trás, deitado sobre o lado direito, das 16h às 20h; por aplicações quentes.

Melhora

Pelo movimento, depois da meia-noite; pelas comidas e bebidas quentes, pelo frio; ao ar livre; por se descobrir.

Lateralidade

Direita.

Quadro sintomático geral

Triste e deprimido, sente-se infeliz; perdeu toda a confiança em si mesmo, sente as responsabilidades e as exagera.

Desespera-se facilmente, muitas vezes ansioso, principalmente à noite, tem horror às pessoas*, não quer falar e entretanto não quer por nada ficar sozinho (o contrário: Sep).

Extremamente irritável e suscetível, FALA COM VEEMÊNCIA, SE EXPRESSA EM TERMOS VIOLENTOS E MONTA COM FREQÜÊNCIA EM CÓLERA; explosões de cólera brutal durante as quais perde todo o controle.

Parece muito mais velho do que é. Rugas profundas e prematuras. A criança tem aspecto de velho. Face amarelada com MANCHAS AMARELAS NA REGIÃO TEMPORAL.

Sobressaltos durante o sono. Sonhos de acidentes. TEM MAU HUMOR AO ACORDAR.

Perda de memória (Anac). Não consegue encontrar a palavra certa para se expressar, tem dificuldade para compreender, acompanhar uma conversação, de trabalhar. Confunde palavras e sílabas. Esquece letras e palavras ao escrever.

Cefaleia com peso que agrava quando o indivíduo tem fome ou aquecido, melhora ao comer ou ao se descobrir (o contrário: Sil). Cefaleia por refeições irregulares. Cabeça muito sensível: dor viva por um passo em falso (Bell); latejamentos na cabeça após cada paroxismo de tosse [Natr. Mur. (Nat-m)].

Vertigem pela manhã ao levantar e após ter levantado (Bry, Puls).

Olhos ressecados com dores vivas que agravam à noite (Sulph). Ulceração e vermelhidão das pálpebras com ordéolos (Puls).

À tarde, o paciente não consegue ver nada sobre a mesa porque está ofuscado pela luz. VÊ SOMENTE A METADE ESQUERDA DOS OBJETOS*, especialmente com o olho direito [Lith. carb. (Lith-c)].

Surdez com ou sem secreção no ouvido, amarela e irritante. Eczema atrás do pavilhão auricular (Graph).

Língua seca, esbranquiçada, com pequenas vesículas na ponta (Nat-c, Sulph) e involuntariamente sai da boca, com mandíbula caída*, especialmente em estados graves. Gengivas inchadas e dolorosas, dentes muito sensíveis. Piorreia.

ANGINA AGRAVADA À DIREITA, EVOLUINDO DA DIREITA PARA A ESQUERDA com sensação de constrição tão aguda que o paciente não consegue engolir; alimentos e líquidos são devolvidos pelo nariz. Dor que agrava depois de dormir (Lach) e com bebidas frias, melhor por bebidas quentes (oposto: Lach).

Sabor azedo. Desejo de coisas açucaradas [Arg-n, Kali carb. (Kali-c), Sabad, Sulph]. Aversão ao pão [Chen. Gl. Aph. (Aphis)] e ao café. Sempre doente após ingerir ostras.

Fome voraz que é satisfeita depois de ter comido alguns bocados. Fome à noite com sensação de fraqueza (Petr, Psor).

SENTIMENTO DE PLENITUDE DEPOIS DE COMER, mesmo quando come muito pouco.

Eructações incompletas, ardentes ARDÊNCIA INTOLERÁVEL persistente ao nível da faringe, por horas com náuseas e vômitos pela manhã.

DISTENSÃO ABDOMINAL* com ruído e borborigmos devido ao extremo acúmulo de gás, melhorando pela sua expulsão. Distensão na parte inferior [superior: Carbo veg. (Carb-v), total: Chin], agravação das 14h às 20h.

Dor abdominal que começa à direita e termina à esquerda no ângulo esplênico do cólon, que é subitamente aliviada após a emissão de gases intestinais.

Peso no hipocôndrio direito, não consegue deitar sobre o mesmo lado. Fígado sensível e doloroso.

Constipação crônica com desejo ineficaz de evacuar; fezes duras, pequenas, insuficientes, arenosas, difíceis de expulsar devido a uma contração espasmódica dolorosa do ânus. Hemorróidas procidentes, dolorosas ao toque e quando o paciente se senta; melhora com o banho quente.

NARIZ ENTUPIDO, não consegue respirar, mesmo com a boca aberta. A criança não consegue respirar à noite, esfrega o nariz durante o sono e ao acordar. Pigarreia e funga constantemente. BATIMENTOS DE ASAS DO NARIZ* (Ant-t, Phos, Chel).

Tosse irritante como por vapores de enxofre que agrava à noite com repercussões dolorosas na cabeça. Expectoração espessa, cinzenta, salgada (Mag-c, Sep). Dispneia.

Urina com sedimento de areia vermelha, não aderente (aderente: Sep). DIMINUIÇÃO DA UREIA. Acetona (Senn).

A criança chora antes de urinar * mas melhora durante a micção (gritos antes e durante a micção: Staph), areia nas fraldas.

Dor nas costas antes de urinar. Calafrio generalizado que sacode todo o corpo ao final da micção.

Impotência em jovens após onanismo ou excessos. Emissões prematuras (Agn, Calad, Sel). Varicocele. Impotência no idoso apesar de ter desejos violentos de ereção.

Menstruações atrasadas muito prolongadas. Antes da menstruação: tristeza e prurido vulvar. Durante a menstruação: dor no ovário direito (Iod). Secreção de sangue pela vagina durante a defecação (Iod). Leucorréia leitosa e ardente. Expulsão de gás pela vagina. Varizes vulvares.

Dores vivas, pressivas, repuxantes nas costas e nas extremidades, aparecem subitamente e desaparecem da mesma forma, com agravação à direita, das 16h às 20h, melhoram ao descobrir-se.

Fraqueza nos braços com dormência dos mesmos à noite e dores noturnas nos ossos do cotovelo.

Sacudidas violentas e bruscas das pernas durante a noite. Um pé quente e o outro frio. Dores como se produzidas por uma pedra sob os calcanhares*. Suores abundantes dos pés.

Pele amarela, enrugada e rachada. Furúnculos, acne, intertrigo; eczema especialmente atrás do pavilhão auricular.

Varizes superficiais e profundas, principalmente da perna direita. Tumores eréteis.

Febre que aparece das 16h às 17h, com sensação de frio glacial, seguida de sensação de ardência entre as duas escápulas (Phos) e suores generalizados mais acentuados ao nível do peito.

Clínica

Lycopodium é particularmente adequado para indivíduos intelectualmente ativos e fisicamente fracos, que têm atividade cerebral e uma vida sedentária. Não praticam nenhum exercício, têm o tórax magro e o abdômen grande e brando, que se distende logo após as refeições.

Aneurisma. Angiocolite. Anuria. Aortite. Arteriosclerose. Azotemia. Bulimia. Bronquite. Broncopneumonia. Câncer. Catarata. Colecistite. Cirrose. Cólica hepática. Cólica renal. Constipação. Difteria. Disenteria. Dispepsia. Eczema. Espermatorreia. Esterilidade. Febre puerperal. Febre tifoide. Flatulência. Gastralgia. Gota. Hemicrania direita. Hemiopia. Hemorragia. Hemorróidas. Impotência. Insuficiência hepática. Intoxicação por ostra. Cálculos biliares. Nefrolitíase. Melancolia. Nefroptise. Pneumonia. Nevralgia. Palpitações. Psoríase. Piorreia. Reumatismo. Sífilis. Tuberculose. Úlcera de estômago. Uricemia.

Relações

De uma forma geral, nunca iniciar o tratamento de um estado crônico por Lycopodium, onde sua ação consegue causar imediatamente transtornos graves se as funções hepática e renal não forem previamente atendidas e convenientemente estimuladas. Em casos de agravação devido à liberação brutal de toxinas, China (Chin) geralmente é o remédio indicado.

Complementares: Chelidonium (Chel), China (Chin), Iodum (Iod), Lachesis (Lach).

Doses

30a, 200a e Mil.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados