Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

phosphorus (phos)

PHOSPHORUS (phos)

"A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral."

Ação geral e Características

Ação profunda sobre o sangue e sobre o sistema nervoso. Prostração com irritabilidade.

Agravação

À tarde e ao crepúsculo; antes da meia-noite; deitado sobre o lado esquerdo ou sobre o lado doloroso; durante uma tempestade; pela mudança de tempo e pelo tempo frio.

Melhora

No escuro; deitado sobre o lado direito; por ser friccionado ou magnetizado; por comida fria e depois de dormir.

Quadro sintomático geral

Agitação contínua, nunca está tranquilo (Iod; pés agitados: Zinc). com sensação indefinível de inquietação que agravra quando o paciente está sozinho. Ansiedade com opressão, que agrava à noite ou crepúsculo (Caust), à noite se deita sobre o lado esquerdo; durante uma tempestade.

Em estados febris : delírio loquaz, violento, erótico e impúdido (Hyos), acredita que vê figuras horríveis e que seu corpo está em pedaços (Bapt, Petr).

Repulsão por todo trabalho físico e intelectual. Apático, fala mas se arrepende, responde lentamente, fala lentamente e se move lentamente (Sep). Incapaz de pensar (Lyc, Op). As ideias surgem lentamente, não consegue fixar seu espírito em um mesmo assunto.

Sonolência durante o dia, mesmo antes do jantar. Dorme mal à noite, sono curto e acorda com frequência. Insônia que agrava antes da meia-noite; ansiedade e agitação quando deitado sobre o lado esquerdo. Sempre melhora após ter dormido (agravação após dormir: Lach).

Congestão crônica da cabeça (Iod) com sensação de peso e de ardência, que agrava pelo calor, em um quarto quente, por lavar-se com água quente e pelo movimento; melhora pelo frio e por aplicações frias. Desejo de descansar perfeitamente calmo com compressas frias sobre a cabeça.

VERTIGEM ao se levantar pela manhã, com desmaios, cabeça pesada e fraqueza cerebral, melhora após a evacuação. Vertigem nos idosos.

Face pálida, especialmente ao redor do nariz e da boca (Carb-v, Cina). Vermelhidão circunscrita em uma bochecha. Necrose da mandíbula (Hecla).

Edema das pálpebras e ao redor dos olhos, às vezes se estendendo por toda a face. Muito sensível à luz. Vê melhor objetos distantes abrigando os olhos fazendo sombra com a mão. Vê melhor de manhã e à tarde do que durante o dia. Manchas pretas, móveis diante dos olhos. Halo esverdeado ao redor da luz de uma lâmpada (Osm). As letras aparecem em vermelho.

Sensação de como se um véu espesso ou preto fosse colocado diante dos olhos com agravação à direita (catarata).

Diminuição auditiva em idosos. Ressonância de sons (Caust) das palavras pronunciadas ou ouvidas.

Gengivas inchadas que sangram facilmente. Hemorragia persistente após a extração de dente. Dor nos dentes após lavar a roupa ou ter passado muito tempo com as mãos em água fria (dor de dente das lavadeiras).

Língua seca e branca ou seca, lisa, vermelha ou escura na parte média com bordas vermelhas [vermelha na metade: Veratr. Vir. (Verat-v)]. Secura da faringe com ardência no esôfago. Sialorreia.

SEDE INEXTINGUÍVEL DE ÁGUA FRIA (Bry) QUE É EXPELIDA IMEDIATAMENTE APÓS TER SIDO AQUECIDA NO ESTÔMAGO (Ars).

Fome voraz imediatamente ou logo após as refeições, deve comer com frequência ou então desmaia. Fome à noite (Lyc, Psor). Desejo anormal por sal, manjares salgados ou muito condimentados.

Eructações, mas especialmente regurgitação de água, bile ou de comida. Logo que deglutido, o alimento ingerido sobe até a boca (Alum, Bry). Regurgitações após as refeições e à noite.

Náusea que melhora com a ingestão de água gelada. Vômitos a todo instante : após comer, pela manhã, à noite, no pós-operatório; vômito alimentares e de sangue vermelho ou preto (Ars).

Região gástrica dolorida ao toque. Dores ardentes que melhoram temporariamente com a ingestão de bebidas geladas [o contrário: Ars. Alb. (Ars), Puls].

SENSAÇÃO DE VAZIO NO ESTÔMAGO (Ip, Sep) SE ESTENDENDO PARA TODO O ABDÔMEN. Abdômen distendido, duro, doloroso, que melhora com a fricção (Podo). Emissão de gases inodoros sem melhora. Sensação de frio no abdômen (no estômago: colch).

Dor na região do fígado agravada ao se deitar sobre o lado direito e ao toque. Fígado aumentado, baço aumentado. Icterícia.

Constipação: fezes duras, pequenas, secas, viscosas, esbranquiçadas, como esterco de cão, difíceis de expulsar, exigindo grande esforço (difícil e em lâminas: Caust).

Diarréia crônica: fezes abundantes, fétidas e aquosas que brotam como de uma torneira (Podo) com partículas de gordura, esbranquiçadas como grãos de sagu. Diarreia indolor mas muito debilitante (Chin, diarreia não exaustiva: Ph-ac). Hemorragia intestinal. Disenteria.

Desejo urgente de defecar assim que o paciente se deita sobre o lado esquerdo. Evacuação involuntária *, a evacuação intestinal escapa como se o ânus estivesse totalmente aberto (Apis).

Nariz inchado e muito doloroso ao toque [Rhus tox. (Rhus-t)]. Batimento de asas do nariz * (Lyc). Secura e obstrução nasal: o paciente não consegue respirar pelo nariz. Ao assoar com frequência aparecem traços de sangue no lenço.

Epistaxe, à tarde, com suores; durante a evacuação; substituindo a menstruação. Odores imaginários são percebidos [Graph, Chel, (Sulph)].

ROUQUIDÃO QUE AGRAVA À TARDE (pela manhã: Caust) e durante a primeira parte da noite. Laringe muito dolorida, o paciente não consegue falar por causa da dor. Espasmo laríngeo, dor e sufocação assim que começa a falar.

Tosse seca, irritante, dolorosa, exaustiva, que agrava com ar frio e passando de uma temperatura quente para uma fria (o oposto: Bry). antes da meia-noite, ao falar, rir, comer, beber e estar deitado sobre o lado esquerdo, melhora pelo sono, deitado sobre o lado direito e por bebidas frias. Todo o corpo é sacudido pela tosse.

Tosse com OPRESSÃO INTENSA, sensação de constrição e dores ardente no peito. O paciente é obrigado a sentar-se na cama para expectorar : muco viscoso, purulento e com sangue. Hemoptises repetdas (Acal).

Palpitações violentas com ansiedade que agravam quando deitado sobre o lado esquerdo, ao menor movimento, principalmente do braço esquerdo. Pulso pequeno, rápido e macio.

TENDÊNCIA A HEMORRAGIAS, freqüentes, abundantes e repetidas, que se detêm para então recomeçar: epistaxe, hemoptise, hematêmese, hemorragia intestinal, hematúria, etc. o menor ferimento sangra abundantemente (Kreos, Lach). Hemofilia. Petéquias, púrpura hemorrágica.

Albuminúria e hematúria com dor aguda nos rins.

Excitação sexual com desejos irresistíveis e sonhos lascivos; impulsos maníacos no curso de doenças graves. Perdas seminais involuntárias.

Menstruações adiantadas, pouco abundantes, de duração muito longa, com palpitações que agravam à tarde, dores constritivas nas costas e virilha esquerda que se irradiam para a parte interna da coxa.

Amenorréia com leucorréia irritante ou hemorragia vicariante: epistaxe ou hemoptise. Metrorragia que ocorre em mulheres lactantes com intensa fraqueza.

Ardência em ambas as escápulas * (Lyc, Med) com sensação de um vago calor subindo da parte inferior dos rins até a nuca.

Sensibilidade à pressão das apófises espinhosas de todas as vértebras dorsais [queixo, (Sulph)] e do espaço interescapulovertebral do lado esquerdo.

Fraqueza da coluna vertebral, das articulações, que cedem subitamente. Fraqueza paralítica dos membros que tremem ao menor exercício. Dormência nos braços e mãos que agrava ao acordar [constante: Rhus tox. (Rhus-t)].

Sensação de ardência intensa nas mãos (pés: Sang, Sulph; pés e mãos: Med) o paciente está constantemente procurando um lugar fresco em sua cama.

Sensibilidade da tíbia cujo periósteo está inflamado, com febre (Phyt - percussão dolorosa da tíbia: Syph).

Ulceração superficial. Ulceração contornada por pequenas ulcerações secundárias. Ulcerações que sangram com a aproximação da menstruação. Prurido.

Suores exaustivos, frios, viscosos que ocorrem pela manhã e geralmente têm odor de enxofre.

Clínica

O fosfórico tuberculínico é o doente tipo de Phosphorus. Nele tudo é violento, tudo é súbito, tudo se apresenta rapidamente com gravidade excepcional (o fogo latente que explode subitamente). Na tuberculose pulmonar, nunca repetir o remédio mais do que a cada 30 dias (Chargé) e nunca dar uma diluição inferior a 30a. Em afecções pulmonares agudas, uma única dose é suficiente para produzir a melhora desejada.

Phosphorus tem inúmeras aplicações terapêuticas: Addison (doença de). Albuminúria. Anemia perniciosa. Angiocolite. Arteriosclerose. Atrepsia. Bulimia. Broncopneumonia. Câncer. Catarata. Cefaleia. Colecistite. Coroidite. Cirrose. Cólica hepática. Congestão pulmonar. Delírio. Diabetes. Diarréia. Disenteria. Dispneia. Endocardite. Equimoses. Enterite. Estômago (úlcera do). Febre tifoide. Flatulência. Glaucoma. Hematêmese. Hematúria. Hemofilia. Hemoptise. Hemorragia. Hipertensão arterial. Icterícia. Icterícia grave. Laringite aguda e crônica. Mastoidite. Metrorragia. Necrose óssea. Nefrite. Pneumonia. Neurastenia. Nevralgia. Palpitações. Pâncreas (afecções do). Paralisia. Paresia. Periostite. Pólipos. Púrpura. Piorreia. Raquitismo. Retinite. Siringomielia. Tabes. Tuberculose. Tumores. Vertigem. Vômitos. Nunca esquecer de sua ação benéfica nas hemorragias.

Relações

Acalypa (Acal) (hemoptises repetidas). Bryonia (Bry) (hemorragia vicariante). Causticum (Caust) (tosse que melhora com bebidas frias, rouquidão que agrava pela manhã). Conium (vertigem). Iodum (Iod), Stannum (Stann) (tuberculose). Silicea (Sil) (ossos).

Complementares: Lycopodium (Lyc), Sanguinaria (Sang), Sepia (Sep).

Inconpatível: Causticum (Caust).

Doses

30a e 200a.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry '7c59fcef1f8006ad21445eab3cfb1f9c' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''7c59fcef1f8006...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278