Materia Medica de A a Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sulphur lotum (sulph)

SULPHUR LOTUM (sulph)

"A tradução do livro Materia Médica do Dr. León Vannier para o Português foi elaborada com a preocupação de manter a fidelidade ao texto original. Algumas modificações, entretanto, foram realizadas no sentido de adaptar o livro aos recursos digitais de informática. Assim, optamos por acrescentar, na diagramação do original, dois títulos a mais para permitir ao leitor identificar o destaque dado, pelo autor às Ações gerais e Características de cada medicamento em relação ao Quadro sintomático geral."

Enxofre.

Ação geral e Características

Autointoxicação (Psora). Pele ardente com erupções pruriginosas. Orifícios vermelhos. Impossibilidade de se manter em pé. Desmaio às 11 da manhã. Dores que aparecem contínua ou periodicamente.

Agravação

Pelo repouso, por manter-se em pé, às 11 da manhã, à noite, pelo calor da cama, ao lavar-se, pelo banho e por todos os estimulantes.

Melhora

Pelo tempo quente e seco e deitado sobre o lado direito.

Lateralidade

Esquerda.

Quadro sintomático geral

SOFRIMENTOS QUE SE REAPARECEM CONTINUAMENTE. Tendência à cronicidade.

Impaciente, contraditório e litigioso. Vividamente impressionável, acalma-se rapidamente. Agitado, atarefado, mas quase sonhador, absorto, acredita que possui imensas concepções e ideias grandiosas.

MUITO FATIGADO especialmente pela manhã. Aversão a todos os exercícios físicos. NÃO CONSEGUE MANTER-SE EM PÉ.

Vertigem que agrava pela manhã, ao ar livre e ao agachar-se.

Sono leve, o menor ruído o acorda. Agitado e com ardências, tem um DESEJO CONSTANTE DE PROCURAR UM LUGAR FRESCO.

Dores "ARDENTES."* Tudo está ardendo: a pele, as secreções e as excreções são irritantes. DESEJO DE AR FRESCO, MAS TEM HORROR DE ÁGUA, aversão a lavar-se e a tomar banho.

Cabeça quente, pés frios. Sensação de calor constante no vértex da cabeça com pressão dolorosa, tensão e latejamentos que agravam pela manhã, com ondas de calor. Enxaquecas periódicas a cada mês ou a cada 15 dias.

Olhos congestionados com vermelhidão, ardência e prurido. As bordas das pálpebras são aglutinadas e vermelhas, que agrava pela manhã, pruriginosas e agravam à tarde. Lacrimejamento ardente agrava pela manhã. Fadiga dos olhos com ardência ao ler (Nat-m). Halo em torno de qualquer fonte de luz (Phos).

Orelhas vermelhas e ardentes. Zumbido que agrava à noite na cama. Dores agudas agravadas no ouvido esquerdo.

Lábios secos, cor VERMELHO VIVO, ardentes. Língua seca, trêmula, esbranquiçada na parte média e nas bordas e MUITO VERMELHA NA PONTA.

Gosto amargo ao acordar. Secura e vermelhidão na faringe com sensação de ardência que agrava da esquerda para a direita.

Bebe muito, mas come pouco. Aversão ao leite e à carne. Desejo violento por alimentos açucarados (Arg-n, Lyc). Eructações amargas ou pútridas, ardência gástrica e acidez.

SENSAÇÃO SÚBITA DE FRAQUEZA ÀS 11H DA MANHÃ com fome canina que melhora comendo um pouco.

Abdômen quente, tenso, pesado, doloroso, sensível, com gorgolejos e borborigmos. Emissão de gases com odor de ovo podre que agrava à tarde e à noite.

Constipação com desejos frequentes e ineficazes [Nux vom. (Nux-v)]. Evacuações duras, fétidas, em pequenos pedaços, insuficientes, a cada dois ou três dias, com dor. Desejo urgente de defecar que não consegue se efetuar por causa da dor

Diarréia IMPERIOSA que agrava após a meia-noite, ÀS CINCO DA MANHÃ E OBRIGA O DOENTE A SAIR RAPIDAMENTE DA CAMA*. Evacuações aquosas, frequentes, abundantes, amareladas e fétidas que agravam com leite [Lyc, Natr. carb. (Nat-c), Sep]. Prolapso retal.

Ânus vermelho e escoriado. Hemorróidas com sensação de pressão, de ferimento, pinicante, ardência e prurido (Aesc). Erupção perianal pruriginosa.

Inflamação das asas do nariz que estão vermelhas, secas e com crostas. Ardência e prurido. crostas secas que sangram facilmente.

Nariz seco. Espirros de manhã e à tarde. Coriza crônica com mau odor (Puls). Odores imaginários como de enxofre, resina, sabão, matéria fecal, etc.

Opressão frequente COM NECESSIDADE DE ESTAR AO AR LIVRE e ter as janelas abertas. Sensação de peso intenso no peito com ansiedade e necessidade de fazer inspirações profundas, sensação de fraqueza que agrava quando o paciente fala (Phos, Stann).

Rouquidão que agrava pela manhã. Tosse seca à noite, frouxa durante o dia com expectoração purulenta, acinzentada e adocicada. Dores agudas no lado esquerdo com irradiação para as costas e agravadas quando deitado de costas, pelo movimento e pela respiração profunda. Ardência ao nível da omoplata esquerda.

Palpitações frequentes que agravam à noite (Merc, Puls). O coração parece muito cheio (Glon). Dor embaixo do mamilo esquerdo que se irradia para as costas com ondas de calor e uma sensação de fraqueza.

Desejo constante e imperioso de urinar que agrava à noite. Ardência durante a micção. Urina turva, recoberta por uma película gordurosa.

Relaxamento completo do escroto, os testículos ficam pendurados (varicocele). Suores irritantes e prurido agravados pelo calor da cama.

Menstruação atrasada, geralmente abundante, é subitamente interrompida no terceiro dia, com sangue espesso, preto e irritante. Durante a menstruação: abdômen distendido e constipação.

Ondas de calor e fenômenos congestivos com menstruação insuficiente.

Leucorréia abundante, amarelada, irritante. Prurido vulvar (Ars, Sep) que agrava com o calor da cama e estando deitada.

Dor lombossacra com sensação de fraqueza e fratura, não consegue se levantar sem apoiar a região renal com as mãos. Dor ao nível do cóccix ao evacuar.

Rigidez dos joelhos com rangidos. Tremor das mãos ao escrever com dor nas pontas dos dedos. Sacudidas súbitas nos membros durante o sono.

Câimbras nas panturrilhas, calcanhares e solas dos pés. ARDÊNCIA INTENSA DOS PÉS À NOITE COM DESEJO DE PROCURAR UM LUGAR FRESCO, o paciente retira os pés da cama (Sang).

Pele seca e áspera com erupções cutâneas secas, escamosas e pruriginosas. Prurido que agrava com calor e por lavar-se, melhora ao coçar, mas imediatamente seguido de ardência intensa.

Pele malsã. Cada pequena ferida tende a supurar. [Hep]. Pontos pretos e comedões na fronte, nariz e queixo. Acne na fronte e nas costas. Furunculose resistente. Odor desagradável da pele. Suores irritantes.

ALTERNÂNCIA DE ERUPÇÕES COM OUTROS SOFRIMENTOS: asma, hemorroidas, etc.

Clínica

Sulphur pode encontrar sua indicação em todas as doenças. No início de uma doença eruptiva, favorece a saída do exantema, evitando todas as complicações. No declínio das afecções agudas ajuda a convalescença impedindo todo o passo à cronicidade. No curso das doenças crônicas e principalmente no início de um tratamento Sulphur irá "esclarecer o caso" (NASH), pois sua potente ação eliminatória favorece a expulsão dos resíduos tóxicos e de toxinas, melhorando rapidamente o paciente, fazendo desaparecer imediatamente os numerosos sintomas secundários de valor inútil.

Acne. Albuminúria. Amenorréia. Aneurisma. Arteriosclerose. Artrite. Áscaris. Atrepsia. Blenorragia. Blefarite. Bulimia. Bronquite. Broncopneumonia. Câncer. Cefaleia. Cholera infantil. Colecistite. Congestão cerebral. Congestão pulmonar. Constipação. Convulsões. Coriza. Diarréia. Disenteria. Dispneia. Eczema. Gravidez. Endocardite. Epilepsia. Febre. Febre puerperal. Flatulência. Furúnculos. Gastralgia. Gota. Hemicrania esquerda. Hemoptise. Hemorragias. Hemorróidas. Herpes zoster. Hipertensão. Incontinência urinária. Insônia. Melancolia. Meningite. Menopausa. Metrite. Nevralgia. Pneumonia. Obesidade. Otite. Ozena. Palpitações. Panarício. Peritonite. Pleurisia. Prurido. Psoríase. Queratite. Reumatismo. Sarampo. Sinovite. tuberculose. Varizes. Vertigens.

Relações

Sulphur é o complemento habitual da ação de: Aconitum (Acon), Aesculus (Aesc), Aloe, Arsenicum (Ars), Bryonia (Bry), Nux vom. (Nux-v), Pulsatilla (Puls), Rhus tox. (Rhus-t) Sua administração prolongada leva à indicação de Thuj.

Complementar: Psorinum (Psor).

Doses

30a e 200a.

Homeopatia
Arqueiro
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se agora!


ATENÇÃO!
Não use as informações deste Site para auto-medicação
© 2008-2009 - Todos os direitos reservados

Fatal error: Uncaught mysqli_sql_exception: Duplicate entry '52cec2ecb3530b6f93c755406843e9ad' for key 'PRIMARY' in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php:278 Stack trace: #0 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php(278): mysqli_query(Object(mysqli), 'INSERT INTO Tgf...') #1 /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/kernel/session.php(171): XoopsMySQLDatabase->queryF('INSERT INTO Tgf...') #2 [internal function]: XoopsSessionHandler->write(''52cec2ecb3530b...', '') #3 {main} thrown in /home1/insti129/public_html/arqueirofinal/class/database/mysqldatabase.php on line 278